LANCE! Espresso: Clubes da Série B escancaram abalo iminente
De forma conjunta, equipes anunciam férias a jogadores e estudam redução salarial
- Matéria
- Mais Notícias
Os 20 clubes que disputarão a Série B do Campeonato Brasileiro se uniram e anunciaram as primeiras medidas para tentar estancar os inevitáveis prejuízos por causa da pandemia do coronavírus.
Em nota encabeçada pelo América-MG, os clubes, apoiados por uma medida provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, decidiram conceder férias coletivas de 20 dias aos atletas (1º a 20 de abril), com a possibilidade de ampliação por mais dez dias. Caso as competições continuem paralisadas após este período, cada equipe pode ainda reduzir em 25% os salários em carteira dos atletas. E ainda: os direitos de imagem dos jogadores foram suspensos.
Agindo de forma conjunta, os times se fortalecem na luta por atenuar os danos financeiros e, de forma involuntária, pressionam o grupo da elite por um posicionamento. Do outro lado, porém, estão jogadores que sentirão no bolso esta redução, ainda mais na realidade da segunda divisão, em que a maioria dos times tem folhas salariais modestas. Diante de um quadro inédito e ainda longe de um desfecho, o abalo no futebol brasileiro era iminente. E não será fácil encontrar o ponto de equilíbrio entre as limitações dos clubes e as necessidades de quem calça as chuteiras.
Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Fabio Chiorino e Rodrigo Borges. Clique aqui e inscreva-se.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias