menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Gilmar Mendes rejeita pedidos para afastar Ednaldo da presidência da CBF

Ministro do STF mantém acordo que legitimou eleição de 2022 na entidade

imagem cameraEdnaldo Rodrigues segue na CBF (foto: CBF)
241b0466-14d7-47b8-9f82-ca14199782ea_foto-Claudio-Rabha-aspect-ratio-1024-1024
Cláudio Rabha
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 07/05/2025
19:55

  • Matéria
  • Mais Notícias

O ministro Gilmar Mendes, do STF, rejeitou nesta quarta-feira (7) dois pedidos para afastar Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF. As solicitações foram apresentadas pela deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ) e por Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney.

continua após a publicidade

➡️À espera de Ancelotti, CBF já admite fazer convocação sem técnico na Seleção

A decisão mantém válido o acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal em fevereiro deste ano, que reconheceu a legitimidade da eleição realizada em 2022 para a presidência da entidade máxima do futebol brasileiro. Mendes baseou sua negativa em questões processuais, apontando a impossibilidade de anular sua decisão anterior.

O acordo contestado foi firmado entre a Confederação Brasileira de Futebol, cinco dirigentes e a Federação Mineira de Futebol, servindo para legitimar o processo eleitoral que definiu a atual gestão. Em fevereiro, o ministro havia determinado que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro cumprisse integralmente a homologação, incluindo a extinção de ações judiciais relacionadas ao caso.

continua após a publicidade

Assinatura de Coronel Nunes

Waguinho e Sarney questionaram separadamente o acordo que validou a eleição de Rodrigues. A deputada alegou ao Tribunal a existência de "fortes indícios" de que a assinatura de Antonio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes, não teria sido feita de forma consciente.

Apesar de rejeitar o afastamento, Mendes encaminhou as informações apresentadas pela deputada ao TJ-RJ. O ministro determinou que o Tribunal fluminense realize uma apuração "imediata e urgente" sobre os possíveis "vícios de consentimento" mencionados no pedido da parlamentar.

continua após a publicidade

A decisão foi tomada em Brasília, onde tramitam os processos relacionados à governança da CBF. O caso agora seguirá para investigação no Tribunal de Justiça do Rio, conforme determinação do ministro do STF.

ednaldo rodrigues cbf
Ednaldo permanece na CBF (Foto: Lucas Bayer/Lance!)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias