Fluminense prejudicado no Mundial? Advogado explica consequências da saída de Ednaldo Rodrigues da CBF

O Lance! mostra como a destituição do presidente da CBF pode afetar o futebol brasileiro

Ednaldo Rodrigues - CBF
Eleição que levou Ednaldo à presidência da CBF foi anulada pela Justiça (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Escrito por

A destituição de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF pode repercutir de diversas formas no futebol brasileiro. Do possível prejuízo do Fluminense no Mundial de Clubes à perda de sedes das competições, o imbróglio judicial pode afetar diretamente setores comandados pela confederação. O Lance! conversou com o advogado e mestre em Direito Desportivo Higor Maffei Bellini sobre as consequências da saída de Ednaldo.

O TAC assinado entre o Ministério Público e a CBF é legítimo?

- Não, uma vez que a CBF é uma entidade privada, não tem interesse público a ser defendido pela presença do MP. A CBF é como qualquer outra associação ou empresa privada e, por essa razão, não há a justificativa para o Ministério Público opinar sobre o estatuto ou as eleições. São situações internas que apenas dizem respeito aos membros da entidade e a ninguém mais - disse o advogado.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A Justiça comum pode intervir na CBF?

- Para a Fifa e a Conmebol, não. Nada do que diz respeito à CBF e as suas questões pode ser discutido na Justiça comum, sob pena de, em o fazendo, mesmo que não seja a CBF que a tenha procurado, sofrer as consequências do afastamento das atividades promovidas pela Fifa e Conmebol, ou seja, Copa América e Eliminatórias da Copa do Mundo. Por essa razão é que dentro da estrutura do futebol foram criadas as câmaras de resolução de conflitos, para evitar que a Justiça comum tenha interferência nas questões contratuais - afirmou.

Ednaldo Rodrigues - CBF
Ednaldo foi destituído da presidência da CBF por decisão judicial (Rodrigo Ferreira/CBF)

➡️ Endrick, Vitor Roque… Brasileiros são indicados ao prêmio de melhor jovem do mundo

Os clubes brasileiros podem ser prejudicados, como, por exemplo, o Fluminense na disputa do Mundial de Clubes?

- Sim, já que, se vier a ação da Fifa para afastar a CBF das competições, isso também afetaria os clubes que estão disputando competições internacionais - completou.

Fluminense x Grêmio
Cano, Arias e Martinelli jogarão o Mundial pelo Fluminense (Foto: Marcelo Gonçalves / Fluminense FC)

O Brasil formalizou candidatura para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Esse imbróglio pode afetar a candidatura?

- Eu creio que, infelizmente, pode sim. Se até aquele momento o Brasil vier a sofrer as consequências da decisão da Fifa, ele não poderá disputar a competição feminina e tampouco sediar a competição - afirmou.

➡️ Com o afastamento de Ednaldo Rodrigues, quem é o novo presidente da CBF?

A confusão no alto comando da CBF pode afetar a Seleção Brasileira?

- Sim, porque a seleção poderá ser impedida de disputar campeonatos bem como sediar competições. Acho, inclusive, que pode até complicar a contratação de um novo técnico para seleção masculina, já que ninguém gostaria comandar uma seleção que não jogaria a Copa - disse o advogado.

Ednaldo Rodrigues foi retirado da cadeira mais alta da CBF na quinta-feira (7). Os magistrados também determinaram que o cargo fosse ocupado de forma interina pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, José Perdiz.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter