L! Espresso: PM ‘festeja’ dois anos de torcida única com três mortos e números que enganam
PM e o Ministério Público festejam dados que apontam para a redução das brigas. Mas não comentam, por exemplo, três mortes ocorridas em confrontos de organizadas

- Matéria
- Mais Notícias
Um dos maiores atentados já cometidos contra o futebol – os que divergem perdoem a eloquência da afirmação – está completando dois anos: a decisão de impor a torcida única nos clássicos paulistas. A PM e o Ministério Público festejam os dados que apontam para a redução das brigas e uma economia significativa aos cofres públicos com a diminuição dos efetivos policiais em dias de jogos. Mas não comentam, por exemplo, três mortes ocorridas em confrontos de organizadas, desde que a determinação entrou em vigor. Ouvido pelo LANCE!, o sociólogo Maurício Murad, especialista no assunto, tem outra visão: ele vê a medida como a admissão de incompetência das autoridades. "Festejar a redução de incidentes é como falar de paz no cemitério. Se eu retirar as duas torcidas, é provável que não haja conflito nenhum", rebate. "Mas isso fere o torcedor e o negócio do futebol como um todo". Com torcida única, outro argumento do MP, o púbico aumentou nos estádios. Mas a razão é simples, já que não há mais os espaços vazios de separação – outra prova, aliás, da incapacidade de quem deveria manter a segurança. "No Sul, houve redução dos números de violência e não foi por torcida única, mas sim pelo contrário, a criação da torcida mista em clássicos de temperatura alta como Internacional e Grêmio", acrescenta Murad. Há sempre o que se possa fazer sem ferir a cultura do futebol. Basta querer.
Treino duplo
Apesar de a polícia ter reprovado a ideia dos treinos com a presença das torcidas, Palmeiras e Corinthians decidiram que vão manter suas atividades. O presidente do Timão, Andrés Sanchez foi incisivo: "Mudar o treino seria a falência total do Estado", declarou. Ele disse que não pedirá policiamento para o treino aberto na Arena de Itaquera, marcado para sábado, a partir das 10h. O Verdão fará o mesmo, no mesmo horário, no Allianz Parque. "Nós já fizemos treino aberto três ou quatro vezes e nunca pedimos policiamento. Não vai ser dessa vez", afirmou Andrés. A política de tirar o sofá da sala das autoridades paulistas pode causar ainda um outro problema: os jogos Corinthians x Milionários (COL) e Santos x Real Garcilaso (PER) foram marcados pela Conmebol para o mesmo dia, 24 de maio, na Arena de Itaquera e no Pacaembu. Embora os ingressos já estejam sendo vendidos, uma alteração não está afastada. O torcedor de bem, mais uma vez, pode pagar a conta, comprando uma coisa que vai valer outra.
Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Luiz Fernando Gomes. Clique aqui e inscreva-se.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias