Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ideia de Bussunda, Tabajara FC deixou sátiras atuais até hoje

Beto Silva, Cláudio Manoel e Helio de la Peña relembram o surgimento do Tabajara FC e fazem um paralelo entre as piadas do quadro e a realidade de agora no futebol nacional

(Foto: Reprodução/TV Globo)
Escrito por

Muito antes do 7 a 1, outro time já protagonizava derrotas vergonhosas na TV. Porém, elas alegravam as noites de terça-feira do torcedor brasileiro. O Tabajara Futebol Clube entrou para a história como um dos maiores sucessos do programa Casseta & Planeta, Urgente!. Febre no início dos anos 2000 e exibido até 2010, o quadro mostrou vexames memoráveis do Aurirroxo, autointitulado "Pior Time do Mundo", que perdeu até mesmo para um time de botão. Era uma forte sátira à crise nos clubes brasileiros e aos seus dirigentes.

Escalação do Tabajara Futebol Clube. Time jogava (?!) no sistema 4-4-2

Uma vaca era a craque do time e dividia o ataque com o rebelde/mimado Marrentinho Carioca, interpretado por Bussunda. Nesta sexta-feira, data na qual completam-se dez anos da morte do humorista, amigos relembram o surgimento do Tabajara FC e fazem um paralelo entre as piadas realizadas no quadro e a realidade atual do futebol nacional.

Beto Silva, que vivia o jogador Wanthuyrson no Tabajara FC, destacou a modernidade do personagem de Bussunda.

- O Tabajara era o pior time do mundo, perdia de todo mundo né. Hoje seria dirigido pelo Dunga, por exemplo. O Bussunda fazia o Marrentinho Carioca, que é bem atual. Hoje vemos os jogadores todos marrentos, de fone - disse.


Cláudio Manoel interpretava o presidente do Tabajara FC, Doutor Barrosinho. Ele comentou que o quadro foi pensado por Bussunda e recordou uma passagem ao lado do amigo.

- O Tabajara foi uma ideia do Bussunda. Ele era um cara que respirava futebol e um dia chegou com essa ideia de fazer um quadro com o pior time do mundo. Aí começamos a conversar e deu certo. Ele sabia tudo de futebol. Lembro que pouco antes dele morrer, já na Alemanha, a gente passou por um lugar que tinha um telão transmitindo um jogo da Alemanha contra uma seleção africana e ele mandou eu olhar o camisa 8 do time africano, porque ele tinha comido a bola em um torneio africano sub-20. Falei: 'P.., você está de sacanagem né? F... nem pensar né?" - lembrou Cláudio Manoel.

As muitas derrotas do Tabajara FC eram narradas pelo locutor Jabaculemos, interpretado por Helio de la Peña. Ele destacou o sucesso do personagem Marrentinho Carioca, de Bussunda, como fundamental para o quadro ter caído nas graças do povo:

- A ideia era fazer um time que não ganhasse de ninguém, que fosse o pior time do mundo. Aí trabalhamos nisso e o que nos gerou mais destaque foi criar a figura do Marrentinho Carioca. Na minha opinião, é até hoje o tipo de jogador que mais se forma no Brasil.