Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Colina x Palestra: Relembre quando os míticos estádios ‘se enfrentaram’

Vasco já foi campeão de forma incrível na casa do Palmeiras, e Verdão já eliminou o Cruz-Maltino da Copa Libertadores em São Januário. Lembre momentos emblemáticos

(Foto: Daniel AugustoJr.L! Sportpress)
Escrito por

Dois dos estádios mais míticos do Brasil compartilham uma data especial nesta sexta-feira. São Januário completa 90 anos de sua inauguração, e o Palestra Itália, antiga casa do Palmeiras, comemora um século da primeira partida do Verdão lá. Apesar de serem palcos antigos e terem times gigantes jogando, foram poucos os encontros em mata-mata que reuniram a Colina e o Palestra. A primeira vez foi apenas em 1993, e a última em 2008. Os encontros mais emblemáticos foram em 1999, em que os paulistas eliminaram os cariocas nas oitavas de final da Libertadores ganhando por 4 a 2 na Colina, e no ano seguinte o Cruz-Maltino aplicou uma virada história por 4 a 3 na final da Copa Mercosul. Lembre abaixo.

TAÇA JOÃO HAVELANGE - 1993
Em 1993, os rivais se encontraram na primeira fase da Taça João Havelange, campeonato organizado pela CBF que tinha o Vasco como campeão carioca, o Palmeiras como vencedor do Paulistão e do Rio-São Paulo, Corinthians como vice do Verdão nestes dois torneios, além do Mogi Mirim, campeão do Torneio Ricardo Teixeira, que foi uma espécie de Segunda Divisão do Rio-São Paulo. Na ida, o Cruz-Maltino fez 3 a 0 na Colina, e na volta, derrotou o time paulista por 1 a 0.

COPA LIBERTADORES - 1999
Na Libertadores de 1999, os dois rivais se encontraram nas oitavas de final. O Vasco entrou no torneio já nesta fase por ser o atual campeão. No Palestra, empate em 1 a 1 que deixou os cariocas confiantes. Mas na volta, em atuação desastrosa do goleiro Márcio e com Alex voando, o Verdão fez 4 a 2 em São Januário e avançou. Acabou sendo campeão.

O fim de 2000 guarda ótimas lembranças do Palestra Itália para os vascaínos, em finais que passaram ainda por São Januário. A mais emblemática é da Copa Mercosul.

COPA MERCOSUL - 2000
Na final disputada em três jogos, a primeira partida foi na Colina e o Vasco venceu por 2 a 0, gols de Juninho Pernambucano e Romário. Na segunda, o Palmeiras venceu por 1 a 0, gol de Neném e forçou a finalíssima, que seria novamente no Palestra. E acabou sendo um dos jogos mais espetaculares da história do estádio, embora para a tristeza dos palmeirenses.

Arce, Magrão e Tuta fizeram 3 a 0 no primeiro tempo, e o time segurou este resultado até os 15 minutos da etapa final, quando começou a reação vascaína com Romário. Ainda assim, tudo ficou mais difícil com a expulsão de Júnior Baiano. Ainda assim, o Baixinho fez mais dois, Juninho Paulista deixou o dele, e o Vasco foi campeão.

CAMPEONATO BRASILEIRO - 2000
Outra ida feliz do Vasco ao Palestra pouco depois não teve o Palmeiras como rival, mas sim o São Caetano. Na final do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, o Cruz-Maltino arrancou o empate em 1 a 1 contra o Azulão, sensação daquele ano no Brasil todo. A volta seria em São Januário, mas a partida durou pouco mais de 20 minutos. Acabou sendo remarcada para o Maracanã e os cariocas foram campeões.

COPA SUL-AMERICANA - 2008
Os dois históricos estádios voltaram a ser protagonistas de um mata-mata em 2008, na Copa Sul-Americana. Ainda na primeira fase, com jogos só entre brasileiros, o Vasco recebeu o Palmeiras na Colina e venceu por 3 a 1, levando um bom resultado para São Paulo. Mas o Verdão fez 3 a 0 dentro do Palestra Itália e eliminou o Cruz-Maltino.

NA TRAVE
No Campeonato Brasileiro, quase que o confronto aconteceu em duas oportunidades. Em 1978, os dois times poderiam ser finalistas, mas o Guarani de Zenon e Careca eliminou o Vasco. Em 1986, ambos caíram nas oitavas de final. O Cruz-Maltino novamente caiu para o Bugre, e o Verdão saiu contra o Bahia.