Clubes se reúnem, avançam sobre divisão e criam comissão para negociar com a Libra
Reunião de cerca de três horas teve a presença de 25 clubes e mudou as divisões de receita propostas inicialmente; conversas seguem nos próximos dias

No encontro de cerca de três horas realizado em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 25 representantes de clubes das Séries A e B chegaram a um consenso sobre a divisão de receitas e como será feita a negociação para a adesão de uma Liga. O próximo passo é conversar com os 10 que já integram a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) e buscar um acordo. Além dos 23 do Futebol Forte, Atlético-MG e Internacional também enviaram seus presidentes. As ausências mais importantes foram de Grêmio e Bahia.
+ Saiba quais times já aderiram à Libra e quem está na espera
Os mandatários presentes preferiram não entrar em detalhes, mas a divisão acordada foi de 45% igualitários, 30% de performance e outros 25% por engajamento. Esse último critério causa bastante debate pois é considerado por todos como subjetivo. Na Libra, ele engloba critérios como média de público no estádio, base de assinantes de pay-per-view, número de seguidores e engajamento em redes sociais, audiência na televisão aberta e tamanho da torcida.
Vale lembrar que nos novos critérios de divisão já há uma sinalização de meio-termo dos dois lados. Ainda não há uma data para nova reunião, mas a expectativa é que aconteça ainda nesta semana ou na outra. Para isso, foi formada uma comissão com América-MG, Atlético-MG, Fortaleza, Fluminense e Inter, além de um representante da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF), que representa um bloco de equipes da Série B.
+ Globo deve travar nova batalha com SBT por direitos de transmissão; relembre os embates entre as emissoras
O Grêmio não enviou representantes pois joga na noite desta segunda contra o Ituano, pela Série B, às 20h, mas pediu as informações da reunião. É importante ressaltar que os 40 clubes das Séries A e B foram convidados para participar do encontro, mas os participantes da Libra não confirmaram presença. São eles: Botafogo, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco.
Estiveram nesta reunião os seguintes clubes: América-MG, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Athletico-PR, Atlético-MG, Coritiba, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Chapecoense, Brusque, CSA, CRB, Náutico, Criciúma, Guarani, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport e Vila Nova. As empresas Live Mode e Alvarez & Marsal foram nomeadas pelo grupo de clubes como consultores e participam das conversas.
O Futebol Forte inicialmente propunha uma cópia da divisão adotada na Premier League, da Inglaterra: 50% divididos igualmente, 25% por performance e 25% da receita nos critérios de engajamento, que poderia ser rediscutida adiante. Segundo eles, isso faria cair a diferença entre primeiro e último para 3,5 vezes, valor considerado mais justo. Na Libra, essa diferença entre o campeão brasileiro e o lanterna da competição geraria um abismo de até 6,5 vezes.
Para a Liga ser implantada, o estatuto da CBF define que haja a adesão de pelo menos um terço dos participantes das séries A ou B. Ou seja, a Libra precisa de 13 assinaturas. Se isso não ocorrer, o Brasileirão continua organizado pela CBF e os dois lados negociarão por conta própria seus direitos de televisão.
QUEM JÁ É INTEGRANTE DA LIBRA
Corinthians
São Paulo
Palmeiras
Santos
Bragantino
Ponte Preta
Flamengo
Vasco
Botafogo
Cruzeiro
QUEM INTEGRA O FUTEBOL FORTE
Athletico
América-MG
Atlético-GO
Avaí
Brusque
Ceará
Chapecoense
CSA
CRB
Coritiba
Criciúma
Cuiabá
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Juventude
Londrina
Náutico
Operário
Sampaio Corrêa
Sport
Tombense
Vila Nova
QUEM SÃO OS MODERADORES E AINDA NÃO APOIARAM NENHUM DOS LADOS
Grêmio
Internacional
Bahia
Atlético-MG
Novorizontino
Guarani
Ituano

São Paulo
Sem Calleri, São Paulo está escalado para jogo contra o Santos; veja
Há 9 minutos
Santos
Cuca deixa Coutinho no banco e escala o Santos para pegar o São Paulo; veja quem joga
Há 13 minutos
Futebol Nacional
Cássio relata depressão em saída do Corinthians antes de chegar ao Cruzeiro
Há 27 minutos
Futebol Feminino
São Paulo tem retorno para decisão do Brasileirão Feminino
Há 43 minutos
Futebol Nacional
Jornalistas do Lance! elegem os 10 maiores jogadores da história das seleções
Há 51 minutos
Onde Assistir
São Paulo x Corinthians: onde assistir à final do Brasileirão Feminino
Há 55 minutosMais LANCE!

Sylvinho expõe desgaste e avalia trabalho no Corinthians

Corpo de Bombeiros libera São Januário para mais de 24 mil pessoas

Yuri Alberto conclui transição e se aproxima de retorno

Atlético-MG x Bragantino: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão

Corinthians negocia novo patrocínio após proibição das bets

Das corridas de cavalos às bets: como as apostas chegaram ao Brasil

Gustavo Scarpa fala sobre paixão por livros e mira títulos com o Atlético-MG

Há 52 anos Pelé se despedia do Santos e jogava sua última partida pelo clube

Flamengo tem calendário pesado com decisões no mês de outubro

Cássio relembra título do Cruzeiro no Mineiro: "Marcou muito"

Atlético terá mudanças: veja as opções de Domínguez contra o Bragantino

Por que São Paulo x Santos acontece nesta sexta-feira, durante a Data Fifa? Entenda

Análise tática do Guffo: o Vasco é o melhor time do Brasil atualmente?
