Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Chefe de arbitragem da CBF analisa marcação de pênalti em Corinthians x Santos: ‘Interpretativo’

Wilson Seneme comentou penalidade polêmica em Soteldo assinalada por Daronco em clássico

Daronco marcou pênalti polêmico para o Santos no clássico contra o Corinthians (Foto: Abner Dourado/AGIF)
Escrito por

O chefe da arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Wilson Luiz Seneme, disse que o pênalti polêmico marcado por Anderson Daronco no clássico entre Corinthians e Santos, neste domingo (29), trata-se de uma "jogada interpretativa".

+ Pênalti duvidoso em Corinthians x Santos: lembre sete polêmicas de Daronco no Brasileirão 2023

No lance, aos 48 minutos do segundo tempo, Soteldo caiu na área após contato com Bruno Méndez. No primeiro momento, Daronco manda o jogo seguir, mas acaba assinalando o pênalti depois de revisão no VAR - o que valeu o empate do Peixe já nos instantes finais do jogo. Para Seneme, a abordagem da equipe de arbitragem foi correta.

- Esse foi o lance mais interpetativo da rodada. Aqui é uma jogada interpretativa que me remete a duas perguntas principais: quem tem a posse da bola e quem joga? Quem joga a bola e quem propõe o contato? Isso é muito importante para a análise de cada um - disse Wilson Seneme no programa "Papo de Arbitragem", divulgado semanalmente pela CBF.

- Aqui, eles analisaram que quem propõe o contato é o defensor e quem joga a bola é o atacante, apesar de o defensor ter tentado tocar a bola, o defensor não toca, quem toca é o atacante. A partir disso, o Anderson (Daronco) interpreta como uma ação imprudente - completou.

A CBF divulgou, nesta segunda-feira (30), o áudio da conversa entre o árbitro Anderson Daronco e Wagner Reway, responsável pelo VAR no clássico deste domingo. No diálogo, o juiz de campo alega que estava encoberto e não conseguiu ver o toque no venezuelano. O VAR considerou que Bruno Méndez obstruiu a passada de Soteldo e recomendou revisão da jogada, alegando possível pênalti para o Santos - marcado por Daronco.

Seneme disse que esse procedimento está no protocolo do VAR, logo, Daronco estava respaldado pela regra ao afirmar que não viu a jogada em campo e aceitar a interferência do árbitro de vídeo para a revisão do lance. Portanto, o árbitro não sofrerá punição da CBF, o que desejava a diretoria do Corinthians.

+ Corinthians x Santos: CBF divulga áudio do VAR de pênalti em Soteldo

Santos e Corinthians voltam a campo nesta quarta-feira (1º): enquanto o Timão joga mais uma partida em casa, dessa vez diante do Athletico-PR, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena, o Peixe segue longe da Vila Belmiro e já está em Brasília, onde jogará com o Flamengo, no Mané Garrincha, às 20h.

Jogadores do Corinthians contestaram marcação de pênalti em Soteldo (Foto: Abner Dourado/AGIF)