Bahia em dose dupla: Tricolor atuará pelo Estadual e Copa do Nordeste

Duelo contra o Galícia,  pelo Baiano, contará com o time principal. Já contra o Juazeirense, pela 'Lampions League', equipe Sub-20 representará o clube em Petrolina

Doriva Bahia
     Doriva já viveu experiência como atleta Ele comandará o time principal nesta quarta (Foto: Divulgação/Bahia)

Escrito por

A sempre fiel torcida do Bahia terá duas chances de acompanhar o Tricolor nesta quarta-feira. A partir das 19h30, o time principal pegará o Galícia, na Arena Fonte Nova, pelo Campeonato Baiano. Já às 21h45, a equipe sub-20 entrará em campo contra o Juazeirense, no Paulo de Souza Coelho, em Petrolina (PE), pela Copa do Nordeste. Isso mesmo: o Bahia entrará em campo duas vezes no mesmo dia.

Os dois jogos de um mesmo time em um único dia, algo que não é inédito em solo brasileiro – veja abaixo –, estão no horizonte tricolor desde o dia 16 de fevereiro, quando a Federação Bahiana de Futebol (FBF) remarcou o duelo contra o Galícia. O jogo aconteceria no dia 27 do mês passado, mas, no mesmo dia, o Bahia enfrentou o Orlando City (EUA), em amistoso realizado em solo norte-americano. De acordo com a FBF, o Bahia afirmou que teria condições de dividir seu elenco para as duas partidas na mesma data.

– Experiência nova como treinador. Tinha vivido como atleta, na época do São Paulo. Houve dois jogos no mesmo dia. Os jogos foram no mesmo local, em horários diferentes – disse o técnico Doriva, se referindo aos dois jogos do Tricolor paulista em um mesmo dia (veja abaixo), em coletiva.

Com 100% de aproveitamento nas duas competições, o Bahia atuará com o time principal no Estadual por conta da possibilidade de enfrentar o rival Vitória, no domingo, já classificado às semifinais.

O atacante Hernane, com oito gols em seis jogos neste início de temporada, teve lesão constatada no joelho esquerdo e está fora dos gramados por três meses. Quem também desfalca o time principal é o atacante Luisinho, vetado por conta de uma entorse no tornozelo esquerdo. Ele passou a ser dúvida para o Ba-Vi.

Já a equipe sub-20, comandada por Aroldo Moreira, tem a responsabilidade de manter o Tricolor apenas com vitórias na "Lampions League", competição em que o Bahia já está classificado às quartas de final.

O zagueiro Éder, promovido ao elenco principal neste ano, destacou a importância de o Tricolor seguir apenas com vitórias neste início de temporada.

– Vou torcer muito. Até porque os 100% são uma coisa que a gente não se ilude muito, mas deixa o clima mais agradável para trabalhar. No dia a dia, a gente está sempre trabalhando com um sorriso no rosto. Espero que, tanto mais cedo quanto mais tarde, todos consigamos o triunfo e a gente continue com esses 100% – disse o defensor, titular do Bahia "A" para o duelo contra o Galícia, em coletiva.

BAHIA NÃO SERÁ O PRIMEIRO A SE 'DIVIDIR'

TRÊS VEZES GRÊMIO!

O fato de também disputar Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Conmebol e Supercopa fez com que três jogos do Grêmio pelo Gauchão de 1994 – disputado entre março e dezembro daquele ano – fosse adiados.  E remarcados para o mesmo dia! O Olímpico recebeu três partidas sem sequência do Tricolor em 11 de dezembro, das 14h até as 20h. Foram duas vitórias, contra Santa Cruz-RS e Brasil de Pelotas, e um empate, diante do Aimoré. Ao todo, 42 jogadores concentraram para os duelos. Felipão se "poupou", comandando o time somente em um, contra o Xavante. Apenas 247 pessoas pagaram ingressos para a maratona. O público, no total, foi de 758.

VOZÃO EM DOSE DUPLA

O Ceará enfrentou Boa Viagem, pelo Estadual, e o Fluminense de Feira de Santana, em 21 de fevereiro de 2003. Situação idêntica a que será vivenciada pelo Tricolor nesta quarta, já que também foram jogos em locais diferentes. O Vozão, que não teria bom desempenho nas duas competições, foi derrotado pelo mesmo placar em ambos os jogos: 2 a 0.

SÃO PAULO DUAS VEZES

Em 11 de novembro de 1994, o São Paulo enfrentou o Sporting Cristal (PER) e o Grêmio pela Conmebol e o Brasileirão, respectivamente, no Morumbi. O ex-meia Juninho Paulista foi o único a atuar nos dois jogos. Doriva, hoje treinador do Bahia, esteve em campo no duelo contra o Tricolor gaúcho. Foram dois triunfos do São Paulo. Ambos por 3 a 1.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter