Rueda diz que Chile estava pensando na final e critica atuação na Arena

Treinador elogiou o jogo da seleção peruana, mas analisou os erros dos chilenos no duelo pela semifinal da Copa América

Chile x Peru
Reinaldo Rueda, durante o confronto na Arena do Grêmio (Foto: Juan MABROMATA / AFP)

Escrito por

O Chile sofreu um verdadeiro baile da seleção peruana na Arena do Grêmio. Frustrado após a derrota por 3 a 0 na semifinal da Copa América, o técnico Reinaldo Rueda analisou os erros cometidos pela equipe no confronto e criticou a postura que os jogadores mostraram, especialmente no início. Agora, os chilenos vão até São Paulo para a disputa do terceiro lugar contra a Argentina, no próximo sábado.

- Acho que enfrentamos um grande adversário que resolveu o jogo nos primeiros 20 minutos. Não conseguimos entrar no jogo. Há vários fatores que influenciaram nisso, não é algo normal. O Chile não mostrou a agressividade que teve nos últimos jogos. Por isso, o Peru conseguiu ganhar. No segundo gol, que foi uma falha nossa, o jogo ficou resolvido. O Chile tentou reagir, mas não conseguiu. Eles já tinham a vantagem psicológica e o goleiro estava em uma grande noite. Ele conseguiu defender os gols que poderiam ter motivado. Se conseguíssemos marcar, poderíamos virar. Não tivemos agressividade e o ritmo natural - disse.

Rueda admitiu que os chilenos estavam com a cabeça já na decisão do torneio. Isso porque o Chile era o grande favorito no duelo e buscava o tricampeonato da competição.

- Não é fácil. É uma análise que passa não passa só pelo futebol, mas pelo psicológico. Talvez estivéssemos pensando mais na final antes de resolver essa situação. Não sei se os jogadores tentaram evitar cartões amarelos para não ficar fora da decisão. Era o sonho de todos e estávamos trabalhando para isso. Fomos surpreendidos. Há coisas que podemos tentar pensar para decifrar o placar que não passava pela cabeça de ninguém. Reagimos depois do segundo gol, mas na segunda etapa o Peru passou a defender. Chegamos em algumas oportunidades e o goleiro foi bem - afirmou.

O treinador do Chile ainda elogiou mais uma vez os peruanos e citou a boa atuação de Yotún, que teve passagem pelo Vasco.

- Quero parabenizar o Peru pelo jogo coletivo e o grupo. Em cada linha há jogadores importantes e a classificação na Copa do Mundo eles também jogaram bem. O Yotún é polivalente. Ele joga de lateral, volante, ala. O Gareca o colocou em uma posição inteligente. Ele teve um grande jogo - completou.

Veja outras respostas:

Arias


Acho que nesse sentido ele tem jogado muito bem. Ele fez um campeonato muito bom na Argentina e mostrou um grande rendimento. Nós poderíamos, com esse resultado, sacrificar o Gabriel. Mas não é justo. Acho que o coletivo não funcionou. Essa convocação foi a esperada por todos.

Subestimou o amistoso anterior?

Agora no calor do momento nós pensamos nessas coisas. Primeiro temos que assumir a responsabilidade e ter o caráter para dizer que eles foram melhores. Tiveram boas oportunidades. Com relação ao amistoso, é difícil. Tínhamos apenas cinco jogadores que estiveram naquele jogo. Falamos sobre isso ontem. O primeiro tempo acabou 0 a 0 e depois conseguimos ter a posse. No Brasil e Argentina, os argentinos jogaram bem e tiveram a posse, mas não conseguiram concretizar. O Alisson estava muito bem. O Brasil foi eficiente. Tínhamos que tentar ser eficientes. Foi uma convocação diferente, mas um jogo parecido com aquele.

Responsabilidade

Quando se perde, o treinador tem que assumir a responsabilidade. Precisamos ver onde falhamos. É uma avaliação que temos que fazer com coerência e sem sangue quente. Eu tenho que assumir essa responsabilidade.

Frio

Acho que não. O contrário, tínhamos todas as condições para o Chile jogar bem. Estamos acostumados com esse clima. Não há desculpa com relação ao clima. Precisamos analisar muitas coisas do ponto de vista estratégico. Essa vocação ofensiva do Chile é de ir atrás do jogo. Não conseguimos dividir bem a segunda bola e defender bem.

Aspirações

A ambição era chegar à final. Olha o jogo que fizemos contra o Uruguai e a Colômbia. Não sei quais fatores influenciaram os primeiros 20 minutos que definiram o jogo. Pensamos na final sem resolver esse passo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter