Rodri reclama de excesso de jogos dos europeus; veja como é no Brasil
Volante do Manchester City falou sobre aumento de partidas na Champions League

O volante espanhol Rodri, que atua pelo Manchester City, demonstrou incômodo com a nova fórmula da Champions League, que poderá fazer com que um clube jogue até quatro partidas a mais do que no formato que vigorou até a temporada passada. Segundo o jogador, há risco de greve devido ao alto número de partidas numa mesma temporada. Mas quantos jogos fazem os clubes europeus? E como é no Brasil?
➡️Nova Champions League terá calendário repleto de clássicos na primeira fase; confira lista
➡️Alisson reclama de novo formato da Champions League: 'Ninguém pergunta aos jogadores'
O Lance! fez um levantamento com base nos campeões das cinco principais ligas europeias na temporada 2023/2024, e comparou com o calendário de jogos de alguns dos principais clubes do Brasil em 2023. E dá para imaginar que Rodri se assustaria se atuasse por aqui.
É verdade que o Manchester City foi o grande clube que mais atuou no Velho Continente na temporada passada. Contando o Mundial de Clubes, a Liga dos Campeões, a Premier League e as copas nacionais, o time entrou em campo 59 vezes. Foram dez partidas a mais do que a Internazionale, campeã italiana, fez no mesmo período.
O número, porém, está bem abaixo do total de partidas que fez o Fortaleza. Em 2023, o time entrou em campo 78 vezes para disputas continentais (Libertadores e, depois, Copa Sul-Americana), nacionais e regionais — além do Campeonato Cearense, o time chegou à semifinal da Copa do Nordeste.
Flamengo, Palmeiras e Fluminense também fizeram mais de 70 jogos em 2023. O time rubro-negro iniciou a temporada com duas partidas do Mundial de Clubes — por causa da Copa do Mundo do Catar em dezembro, a edição de 2022 foi realizada apenas em fevereiro do ano passado. E seguiu a temporada regular com o Estadual, as competições nacionais e as continentais (Libertadores e Recopa).
Campeão da América, o Fluminense turbinou a temporada passada com o Mundial de Clubes. O Palmeiras chegou até a semifinal da Libertadores, e teve nas copas e no Estadual outro fator para inchar o calendário.

Datas Fifa impactam números de jogos dos europeus
Apesar de terem cerca de duas dezenas de jogos a menos do que os brasileiros em seus clubes, jogadores que atuam nos grandes do futebol europeu acabam tendo grande impacto com as datas Fifa. Afinal, a maioria deles é convocada pelas seleções nacionais.
Todos os anos, há cinco datas Fifa, somando dez jogos. Elas são usadas para amistosos, confrontos pelas Eliminatórias ou, no caso dos europeus, jogos da Liga das Nações. E, a cada dois anos, há os torneios continentais de seleções — Eurocopa e Copa América — ou a Copa do Mundo. Quem chega à final disputa mais sete partidas.

Futebol Internacional
De quase colapso à elite: como o Deportivo A Coruña reconstruiu o clube
Há 1 hora
Futebol Internacional
Tchouaméni e Valverde dão fim a tensão no Real Madrid
Há 1 hora
Fora de Campo
Efeito carma? As provocações de Neymar que deram errado
Há 2 horas
Futebol Internacional
Conheça Noah Atubolu, goleiro que virou carrasco dos pênaltis na Alemanha
Há 2 horas
Fora de Campo
Deyverson se pronuncia após gesto em LDU x Palmeiras
Há 4 horas
Futebol Internacional
Imprensa europeia se rende ao Palmeiras após drama na Libertadores: 'Prevaleceu'
Há 4 horasMais LANCE!

Vini Jr. admite má fase no Real Madrid antes do clássico: 'Não posso errar tanto'

Barcelona decide futuro de Raphinha após início de temporada

Mbappé explica boicote a camisa de apoio a Ceuta antes de jogo do Real Madrid

Jornais europeus detonam Memphis após pênalti perdido

Levski Sofia x Salzburg: horário e onde assistir

Benja ironiza Memphis por eliminação do Corinthians

Europeus reagem a pênalti perdido por Memphis na Libertadores: 'Fatal'

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – quinta-feira (17/09/2026)

Corinthians sofre 15ª eliminação na Neo Química Arena

Memphis não passa por zona mista e gera multa ao Corinthians

Memphis tem mais erros que acertos em pênaltis no Corinthians

Diniz defende Memphis após pênalti perdido: 'Teve coragem'

Corinthians perde bolada com queda nas quartas da Libertadores
