Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospecto de Messi contra o Brasil é ruim; jogo desta terça é o décimo

Aproveitamento do principal nome da Argentina em jogos principais contra a Seleção Brasileira é pouco maior de 37%. Estrela do Barcelona encontra pela semi da Copa América

Retrospecto de Messi contra o Brasil não é o dos melhores (Foto: Rodrigo Jimenez/EPA)
Escrito por

O retrospecto de Lionel Messi, principal nome da Argentina, em jogos contra o Brasil é ruim. Nesta terça-feira, às 21h30, no Mineirão, pela semifinal da Copa América, a estrela do Barcelona fará a décima partida da carreira - em jogos pelas categorias principais - contra a Seleção Brasileira. E os números dos nove duelos já disputados por Messi contra a Amarelinha não são os mais agradáveis para ele: três vitórias, um empate e cinco derrotas, um aproveitamento de quase 37,1%. No período, o Brasil fez 17 gols e a Argentina somente sete.

No dia 3 de maio de 2006 aconteceu o primeiro encontro de Messi contra o Brasil. Na ocasião, um amistoso, a Argentina foi derrotada por 3 a 0. Messi já defendia as cores do Barcelona, começava a ganhar o protagonismo no cenário do futebol mundial, mas não emplacou diante da Seleção Brasileira. O segundo encontro entre as partes foi pela Copa América de 2007, no dia 15 de julho, e mais uma vez os argentinos foram derrotados pelo Brasil por 3 a 0. Era a decisão daquela edição da competição, que acabou com o Brasil saindo como campeão.

Não demorou muito para acontecer o terceiro jogo de Messi contra o Brasil. Foi pelas Eliminatórias, em 2008, no dia 18 de junho. Desta vez, o único empate até agora do retrospecto: 0 a 0. Este duelo ocorreu no Mineirão, palco do décimo encontro que será realizado nesta terça. Também pelas Eliminatórias, o quarto jogo entre Messi e o Brasil ocorreu pouco mais de um ano depois do terceiro, no dia 5 de setembro de 2009. Dentro de casa, os argentinos foram derrotados por 3 a 1. A saga ruim amedrontava Messi e os argentinos contra os brasileiros.

A quinta partida de Messi contra o Brasil foi novamente um amistoso. E, desta vez, a primeira vitória da Argentina no período - 1 a 0, no dia 15 de novembro de 2010. Messi, na oportunidade, fez o primeiro gol contra a Seleção Brasileira. O sexto jogo foi quase dois anos mais tarde - de novo amistoso, em 9 de junho de 2012. Os argentinos ganharam novamente, em um jogo cheio de gols: 4 a 3. Em plena ascensão, Messi fez um dos melhores jogos da carreira, conseguindo marcar três gols contra a Seleção do Brasil.

Mais de dois anos mais tarde, o sétimo jogo de Messi contra o Brasil. No Superclássico das Américas, no dia 11 de outubro de 2014, a Argentina foi derrotada por 2 a 0 - com direito a um pênalti perdido por Messi. Pelas Eliminatórias, o oitavo jogo foi no dia 10 de novembro de 2016, vitória do Brasil por 3 a 0. E o nono jogo, o último entre as partes, até agora, foi um amistoso e com vitória da Argentina - 1 a 0, no dia 9 de junho de 2017. Desde então, não ocorreram novos encontros com a participação de Messi contra o Brasil nos jogos principais.

Nesta edição da Copa América, Messi ainda não mostrou a que veio, em atuações aquém do esperado pelos próprios argentinos e pelos fãs do futebol do jogador, eleito cinco vezes como o melhor do mundo. O reencontro com o Brasil, nesta terça-feira, pela décima vez na carreira principal, pode ser usada pelo atleta como uma fator de motivação a mais para, enfim, deslanchar defendendo as cores da Argentina, ajudando a chegar em mais uma final da competição. Para os comandados de Tite, resta trabalhar para anular as qualidades de Messi em campo.