menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Reforço de time espanhol é apresentado com camisa de ditador

Dia 01/03/2016
04:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

A apresentação do jogador Nuno Silva no Real Jaén, da Segunda B espanhola, equivalente a nossa Terceira Divisão, tinha tudo para ser como uma outra qualquer. Não pelo fato de o português chamar a atenção por um detalhe importante. Ele vestia uma camisa com retrato de Francisco Franco, líder do regime ditatorial que governou a Espanha por quase quatro décadas.

continua após a publicidade

A notícia viralizou na imprensa espanhola e nas redes sociais. O Jaén logo pediu desculpas a todos. O português também se retratou.

- Em nenhum momento soube a repercussão que este personagem histórico tem para parte da sociedade espanhola. Vivi em Portugal e Angola e não conheço o grosso da história da Espanha, por isso desconhecia completamente o significado de usar esta camisa em território espanhol - disse o jogador.

Francisco Franco integrou o Golpe de Estado na Espanha em julho de 1936 contra o governo democrático, que desembocou na Guerra Civil Espanhola. No mesmo ano, foi nomeado chefe de Estado do país ibérico até o seu falecimento, em 1975.

continua após a publicidade

Durante a ditadura franquista, diversos direitos humanos foram violados, além de centenas de milhares de pessoas mortas, na maioria em campos de concentração, execuções extrajudiciais ou em prisões.


  • Matéria
  • Mais Notícias