Manchester City domina Copenhagen e encaminha classificação na Champions League; veja os gols do jogo

Kevin De Bruyne foi o destaque da partida com um gol e duas assistências

000_34JD6JH-scaled-aspect-ratio-512-320
Bernardo Silva finalizou com muita classe para recolocar o Manchester City à frente no placar diante do Copenhagen (Foto: Liselotte Sabroe / Ritzau Scanpix / AFP)

Escrito por

O Manchester City venceu o Copenhagen por 3 a 1 nesta terça-feira (13), no Estádio Parken, em Copenhague (DInamarca), no jogo de ida das oitavas de final da UEFA Champions League. Os gols do jogo foram marcados por De Bruyne (aos 10/1ºT), Bernardo Silva (aos 45'/1ºT) e Phil Foden (47'/2ºT) para o Manchester City; e Magnus Mattsson (aos 33'/1ºT) para o Copenhagen.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Com este resultado, o Manchester City pode perder por até um gol de diferença no Etihad Stadium que avança para as quartas de final da competição. O Copenhagen, por outro lado, precisa vencer os atuais campeões por pelo menos três gols de diferença para seguir vivo na competição. Vitória por dois gols de diferença leva a decisão da vaga para a disputa de pênaltis. O jogo de volta está marcado para o dia 6 de março (quarta-feira), às 17h (hora de Brasília).

⚽ COMO FOI A PARTIDA?

Como era de se esperar, o Manchester City controlou a posse de bola durante todo o primeiro tempo e tentou aplicar pressão, à sua maneira, na defesa do Copenhagen. Os dinamarqueses tentavam se fechar, posicionando seus jogadores de meio e ataque na faixa central do campo, tentando impedir que Haaland e De Bruyne fossem acionados.

Aos 10 minutos da primeira etapa, no entanto, o Manchester City mostrou mais uma vez que é o time a ser batido com um golaço tático: Foden, que estava sozinho na ponta direita, recebeu um lançamento que movimentou toda a defesa do Copenhagen; o inglês prendeu a bola, aguardou a chegada da marcação e enfiou a bola para De Bruyne, que infiltrava no espaço deixado pelo marcador de Foden; o belga bateu cruzado para colocar o City à frente.

Apesar do domínio, o City reduziu o ritmo. A circulação de bola ficou mais lenta, a pressão foi diminuindo, e o Copenhagen passou a se reorganizar no jogo, a começar pela defesa: os donos da casa mudaram sua forma de marcar e se distribuíram no 4-5-1, com duas linhas. A partir de então, o City encontrou um "muro" posicionado na entrada da área, dificultando a criação de mais chances de gol.

Com o jogo controlado, o Copenhagen ensaiou alguns momentos de pressão na saída de bola do adversário e, em uma destas subidas de marcação, forçou um erro de Ederson na saída de bola. Na sobra de bola, Mattsson finalizou com muita classe, colocado, de fora da área, para empatar a partida.

No final do primeiro tempo, o City retomou a vantagem no placar com uma dobradinha entre De Bruyne e Bernardo Silva: o belga dividiu a bola duas vezes em sequência, venceu os duelos, e enfiou a bola para o português, que finalizou com muita classe na saída do goleiro.

Após o gol de Bernardo, Guardiola pediu para que o seu time controlasse mais a posse de bola e não atacasse de forma desordenada. O técnico foi atendido, e o jogo perdeu em intensidade. O Copenhagen até ensaiou subir a marcação mais vezes na segunda etapa, mas os meias do Manchester City se apresentaram em praticamente todas as jogadas para evirar um novo erro na saída de bola.

Já nos acréscimos, Phil Foden deu números finais ao placar: o inglês recebeu a bola na ponta direita, enfiou passe em profundidade para De Bruyne, e correu para a marca do ppênalti para receber o passe novamente. O meia-atacante finalizou de primeira e aumentou ainda mais a vantagem do City no duelo.

✅ O QUE VEM POR AÍ?

O próximo jogo do Manchester City está marcado para o sábado (17), às 14h30 (hora de Brasília), diante do Chelsea no Etihad Stadium, em Manchester. A partida é válida pela 25ª rodada da Premier League. O Copehnagen, por sua vez, volta a campo no domingo (18) às 12h (hora de Brasília), pela Superliga Dinamarquesa, diante do Silkeborg.

Magnus Mattsson - Copenhagen x Manchester City
Magnus Mattsson comemora o gol de empate do Copenhagen contra o Manchester City (Foto: Mads Claus Rasmussen / Ritzau Scanpix / AFP)

CORREÇÃO: Ao contrário do publicado anteriormente, o Copenhagen precisa vencer o Manchester City por uma diferença de, no mínimo, três gols para reverter a eliminatória e não por uma diferença de dois gols. O equívoco foi publicado às 18h56 do dia 13/2, e corrigido às 2h13 do dia 14/2.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter