Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Liverpool, o dono absoluto desta edição da Premier League

Momento dos Reds passa pelas mudanças promovidas pelo técnico Jürgen Klopp e pela parceria entre Roberto Firmino e Philippe Coutinho

Juntos, Firmino e Coutinho marcaram 1/3 dos gols do Liverpool na Premier League (Foto: PAUL ELLIS / AFP)
Escrito por

Após 13 meses de trabalho, o técnico Jürgen Klopp conseguiu moldar o Liverpool à imagem e semelhança do Borussia Dortmund bicampeão alemão (2010-2011 e 2011-2012). O time lidera o Campeonato Inglês, desbancando o Manchester United de José Mourinho e o Manchester City de Pep  Guardiola, apontados como favoritos antes do torneio.

Klopp é o responsável por grandes reformas na equipe da cidade dos Beatles. Se no Borussia Dortmund o treinador alemão tinha Lewandowski como a referência de ataque, no Liverpool o centroavante tem sido Roberto Firmino. O brasileiro melhorou a própria média de gols da carreira. Em 12 jogos, foram seis. O time vermelho passou a contar com o melhor ataque do Campeonato Inglês, com os homens de frente dividindo os números positivos do setor.

Na ausência de um ídolo, o Anfield Road vê em Philippe Coutinho um jogador cada vez mais regular e à vontade com a camisa do Liverpool. A cada jogo, o meia se consolida como talismã da torcida.

A parceria entre Firmino e Coutinho é o retrato de um Liverpool que sonha em acabar com um jejum de 27 anos sem títulos do Campeonato Inglês.

– Eles são de elite. O conhecimento deles de jogo não se limita ao ataque. Eles também ajudam o time defensivamente – definiu o capitão do time, Jordan Henderson.

Passado enterrado

O Liverpool esteve muito perto da consagração em 2014, mas deixou a liderança escapar nas rodadas finais. No clube desde o início da última temporada, Klopp rejeita paralelos entre o presente e o passado.

– É um momento muito bom. Todos comparam com o passado. Nossa história começou há meses. Não podemos ser comparados com anos anteriores, nem carregar os insucessos nas costas. É preciso olhar o futuro com muito otimismo – filosofou.

NÚMEROS DO LÍDER

Artilharia

O Liverpool tem o melhor ataque da Premier League, com 30 gols. A artilharia do próprio time é equilibrada: Mané (6), Firmino (5), Philippe Coutinho (5) e Lallana (3).

Ultraofensivo

A equipe lidera em arremates (146) e no aproveitamento das chances criadas (20,5%). Os dados são do site da empresa Opta Sports.

Seguro atrás

O Liverpool está na segunda posição em desarmes (713). Além disso, recebe o menor número de disparos contraa sua meta (89).