Fifa avança na criação de banco para aumento de dinheiro a clubes formadores de atletas

Com nova ideia, times podem lucrar quatro vezes mais em comparação com antigo método. Entidade ainda não definiu quando vai começar a operar o novo sistema

Sede da Fifa, em Zurique (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)
Sede da Fifa, em Zurique (Foto: Fabrice Coffrini / AFP)

Escrito por

A Fifa avançou na implementação da criação de um 'banco central' para crescimento na arrecadação de clubes formadores de atletas. Deste modo, a entidade criou a 'Câmara de Compensação' com o tal objetivo e que ainda não tem data prevista para o sistema começar a operar.

Além disso, a Fifa abriu uma concorrência para escolher o banco que vai operar esse sistema. Na última quinta-feira, a entidade divulgou que a diferença entre a quantia gasta com transferência de jogadores e o dinheiro que efetivamente chega aos clubes que formaram esses atletas cresce a cada temporada. Com a Câmara de Compensação, a Fifa espera que o dinheiro distribuído aos clubes formadores aumente em até quatro vezes. 

Deve funcionar da seguinte maneira: quando um clube for comprar um jogador, o pagamento não será feito diretamente ao clube vendedor, mas sim para essa Câmara de Compensação, que então vai garantir os repasses para os clubes formadores; para depois transferir o dinheiro ao vendedor.

ATUALMENTE... 
Há dois pagamentos que são realizados ao sistema: o Mecanismo de Solidariedade e a Compensação por Treinamento. O primeiro distribuiu um total de 5% do valor de uma transferência entre os clubes que atuaram na formação de um atleta entre os 12 e os 23 anos. O segundo é pago quando um jogador assina seu primeiro contrato profissional (até os 23 anos) por um clube diferente daquele em que ele foi formado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter