Fifa anula jogo das Eliminatórias após banimento de árbitro
Jospeh Lamptey acabou banido do futebol por manipulação de resultados; jogo terminou com uma vitória de 2 a 1 para a África do Sul contra o Senegal
A Fifa anunciou que o confronto entre África do Sul e Senegal, no dia 12 de novembro de 2016, válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, precisará ser disputada novamente. Isso tudo porque o árbitro do jogo, Jospeh Lamptey, acabou banido do futebol por manipulação de resultados.
Ainda de acordo com o comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira, a entidade anuncia que a partida será realizada na Data Fifa de novembro deste ano, ainda sem dia certo. A punição a Lamptey foi anunciada no dia 20 de março deste ano.
- O Escritório de Eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa ordenou que a partida de eliminatórias entre África do Sul e Senegal, originalmente disputada em 12 de novembro de 2016, seja jogada novamente. Essa decisão foi tomada depois que o TAS (Tribunal Arbitral do Esporte) confirmou a banimento pelo resto da vida do árbitro Joseph Lamptey por manipulação de resultado - disse a Fifa em comunicado.
No embate entre as duas seleções, o juiz marcou um pênalti de Kalidou Koulibaly, de Senegal, por toque de mão. No entanto, a bola claramente bate no joelho do jogador. O jogo terminou com uma vitória de 2 a 1 para os sul-africanos. A Federação Senegalesa pediu à Confederação Africana de Futebol e à Fifa que investigassem a a atuação de Lamptey. A CAF optou por suspendê-lo por três anos, enquanto a entidade máxima do futebol baniu o árbitro pelo resto da vida.
Com essa decisão, a África do Sul perde os três pontos conquistados e fica apenas com um ponto, na lanterna do Grupo D. Caso acabe derrotada no duelo contra os senegaleses, sairá de vez da briga por uma vaga no Mundial. Isso porque o Senegal, em terceiro, tem cinco pontos, enquanto Cabo Verde, segundo, e Burkina Faso, líder, têm seis. Faltam duas rodadas para acabar as Eliminatórias na África.