Falta pouco! Recorde as outras finais de Liga dos Campeões no San Siro

LANCE! relembra como foram as outras três finais no estádio de Milão, que será palco da decisão da Champions entre Real Madrid e Atlético de Madrid, neste sábado

5. San Siro (Milão)
San Siro receberá uma final de Liga dos Campeões pela quarta vez (Foto: Divulgação)

Escrito por

Um estádio, dois nomes e incontáveis histórias marcantes. O San Siro, ou Giuseppe Meazza, se preferir, é o templo do futebol em Milão. E, neste sábado, mais um marcante capítulo da história do futebol será escrito neste palco, já que os rivais de Madri, Real e Atlético, se enfrentam pela final da Liga dos Campeões. 

Mas esta não será a primeira que o local recebe uma decisão da principal competição de clubes do mundo. Com capacidade para 80 mil pessoas e inaugurado em 1925, o San Siro já recebeu a finalíssima em outras três ocasiões.

Final da Champions de 1964/65
Jair da Costa marcou o único gol da final de 1964/65 (Foto: AFP)

A primeira aconteceu na temporada 1964/65, quando Inter de Milão e Benfica se enfrentaram no torneio que era chamado de Taça dos Campeões Europeus. Na ocasião, os donos da casa souberam explorar melhor as péssimas condições do gramado, que estava enlameado, e levaram a melhor sobre a equipe portuguesa, liderada pelo craque Eusébio. Neste ano, a Inter conquistou o bicampeonato europeu após vencer o jogo por 1 a 0, com um gol marcado pelo brasileiro Jair da Costa, ex-Portuguesa e Santos.

Temporada 1969/70 

Feyenoord - Liga dos Campeões 1970
Em 70, Feyenoord conquistou seu primeiro e único título da competição (Foto: Reprodução / Internet)

Quando a competição ainda atendia pelo nome de Taça dos Campeões Europeus, o Feyenoord, a partir de 1969/70, deu início a uma supremacia holandesa na Europa que durou quatro temporadas (o Ajax conquistou os três campeonatos posteriores). Diante do Celtic, o clube de Roterdã triunfou na prorrogação. O placar terminou em 2 a 1.

Temporada 2000/01 

Bayern - Liga dos Campeões 2001
2000/01: Bayern tinha Kahn no elenco (Foto: Gabriel Bouys / AFP)

Esta edição ficou marcada pela quebra de um longo jejum do Bayern de Munique sem conquistar a competição continental. Contra um Valencia que tinha jogadores de qualidade, como Mendieta, Aimar e Juan Sánchez, os bávaros, que tinham a lenda Oliver Kahn, se tornaram campeões pela quarta vez após 25 anos de espera. A final teve que ser decidida nos pênaltis (5 a 4 para o Bayern), depois de um empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Uma curiosidade: três brasileiros estiveram em campo neste jogo (Élber, Paulo Sérgio, pelo lado dos alemães, e Fábio Aurélio, pelo lado dos espanhóis).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter