menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Existe futebol em Nova York (para o bem e para o mal)

Dia 01/03/2016
04:53

  • Matéria
  • Mais Notícias

Duas horas antes do terceiro confronto da história de New York Red Bulls e New York City FC, no domingo (10), uma cena estranha aos padrões do futebol nos EUA aconteceu em frente a um bar a 1,5 quilômetro da Red Bull Arena, em Nova Jersey. Uma briga entre torcedores foi registrada por Rob Harris, repórter da agência Associated Press. Garrafas, copos e cadeiras voaram pela calçada.

continua após a publicidade

- Eu estou preocupado com o que vejo em alguns torcedores do FC. Acho que eles querem imitar tudo da cultura internacional do futebol, incluindo presença de 'ultras' na torcida, com um comportamento estilo "duro de matar". Eu quero me sentir bem nos jogos, quero que sejam seguros para eu levar meus filhos - diz James Noll, 42 anos, torcedor do Red Bulls.

No entorno da Red Bull Arena, porém, o ambiente foi tranquilo. A reportagem do LANCE! esteve no jogo e presenciou a chegada dos 25 mil torcedores – misturados, como de hábito. Nenhum trabalho para os poucos policiais que trabalhavam no município de Harrison.

continua após a publicidade


O terceiro jogo entre os times de Nova York da MLS indicou que já existe uma rivalidade, construída em apenas cinco meses: o novato NYC FC fez sua primeira partida oficial em março. O duelo de domingo ainda nem havia começado quando a torcida da casa abriu um desenho de mais de 10 m de altura ironizando o rival. Nele, em tradução livre, se lia "City lar dos aposentados" e, logo abaixo, havia caricaturas dos veteranos Andrea Pirlo e Frank Lampard, os novos c contratados da equipe, de bengalas e chinelos.

Embora seja clara a nova rivalidade, muitos torcedores do Red Bulls se negam a ver no FC um rival.

- Eles chegaram agora e há uma badalação exagerada, uma coisa fabricada para mídias sociais. Nossos rivais são o DC (United) e o New England (Revolution) - afirma Carlos Maloney, 29 anos.

continua após a publicidade

Na competição das redes sociais, o FC realmente leva a melhor: tem 1,03 milhão de fãs no Facebook, contra 705 mil do Red Bulls. No Twitter, vence por 195 mil a 135 mil.

- Acho que já existe uma rivalidade, principalmente porque nós vencemos todas. Como sou paranaense, diria que é algo como Coritiba x Paraná - E espero que a gente continue mostrando que a cidade é vermelha e estamos no comando - disse ao LANCE! o meia Felipe, autor do segundo gol do Red Bulls na vitória deste domingo por 2 a 0.

O NYC FC sabe que o rival tem o pioneirismo a seu favor: embora nunca tenha sido campeão, é um dos fundadores da MLS, com o nome de New York/New Jersey Metrostars. O apelo do novato é se vender como o verdadeiro time de Nova York.

- Eles nem são de Nova York. O FC é o time que representa a cidade - disse a estudante Claire Molina, que vestia a camisa 21 de Andrea Pirlo.

Antes da vitória de domingo, o Red Bulls já havia vencido por 2 a 1 e 3 a 1. Agora, um novo confronto na temporada dependerá de um cruzamento nos playoffs. Mas não há mais dúvida de que o dérbi de Nova York é muito promissor.

  • Matéria
  • Mais Notícias