menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Em entrevista ao L!, Barreto, ex-Botafogo, fala sobre temporada vitoriosa na Europa

Jogador conseguiu o título da segunda divisão da Bélgica com o RWD Molenbeek

Barreto
Barreto em ação pelo RWD Molenbeek (Foto: Divulgação)

Escrito por

O volante Barreto, de 27 anos, conquistou o título da segunda divisão da Bélgica com o RWD Molenbeek na temporada 2022-23. O jogador, que pertencia ao Botafogo e foi transferido por empréstimo ao time belga em 2022-23, com a parceria dos clubes de John Textor, está de volta ao Brasil para aproveitar as férias e conversou com o LANCE! sobre o momento vitorioso vivido no Velho Continente.

- Qual é a sensação de conquistar um título na Europa logo em sua primeira temporada? Você esperava alcançar esse feito e ter o desempenho que teve?
R.: Conquistar esse título em minha primeira temporada na Europa foi uma sensação bem prazerosa, porque era um sonho que eu tinha desde moleque, de jogar na Europa. Consegui através dessa parceria do Botafogo com o Molenbeek, acredito que tive um bom desempenho na temporada, mesmo com a lesão que tirou um pouco da minha sequência, e pude ajudar o clube no projeto e no acesso. Em resumo, foi uma boa primeira temporada que nos consagrou com um título prazeroso, realizando o duplo sonho de ser campeão e atuar na Europa.

- Quais são seus próximos passos no futebol europeu? E como está o coração em relação a um possível retorno no Brasil nessa janela de transferências?
R.: No momento, meu vínculo se encerrou com o Molenbeek e estou livre no mercado, esperando algumas situações em andamento, mas também sem me apressar muito, até porque ainda há um certo tempo de janela. Eu espero que meu próximo passo seja sábio e estudado, seguindo minha carreira em um lugar que seja bom para mim, com sequência e continuidade. Minha passagem está comprada para rever minha família no Brasil, ficar um tempinho com eles aproveitando, relaxando, para poder pensar no melhor passo na minha carreira. O coração fica grato por ter bastante mercado aberto em um retorno no Brasil e pensarei nisso nos próximos dias. Mas há a possibilidade sim de um retorno já nessa janela.

- Você dividiu vestiário com muitos jogadores que passaram pelo Botafogo no Molenbeek. Como é a relação de vocês com o Fogão? Ainda acompanharam os jogos do clube?
R.: No grupo do Molenbeek havia muitos brasileiros e sempre nos demos muito bem, até pela convivência no Botafogo. Nos fechamos um pouco em relação aos outros jogadores até pela questão do idioma e da cultura. Mesmo saindo, o contato fica, a gente vai cada um para um lado, mas o contato fica sempre. Acompanhava alguns jogos do Botafogo na madrugada, a boa campanha que estão fazendo e fico feliz pelo sucesso dos amigos que deixei no clube carioca.

+ Da consagração como zagueiro ao sonho de ser treinador: saiba quem é Cláudio Caçapa, interino do Botafogo

Na próxima temporada, o Molenbeek jogará a primeira divisão do futebol belga após conquistar o título da segunda série. Além de Barreto, o clube contou com Klaus, Luís Oyama, Del Piage, Ênio, Rikelmi e Vinícius Lopes no elenco que ergueu o clube para a elite e deve tentar manter alguns dos atletas brasileiros nesta janela de transferências.

Pelo clube europeu, Barreto anotou um gol e duas assistências em 22 jogos na temporada. O tento foi anotado em outubro de 2022, na vitória por 3 a 1 sobre o SK Beveren. No mês anterior, havia sido eleito o melhor jogador do mês pelo Molenbeek, em votação realizada online com a participação dos torcedores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter