Zerado na Juventus: relembre todos os jejuns da carreira de CR7

Craque não fica mais de cinco jogos sem marcar em campeonatos nacionais desde 2009

Cristiano Ronaldo ainda não fez gol pela Juventus
MARCO BERTORELLO / AFP

Escrito por

Cristiano Ronaldo encerrou um ciclo de nove anos no Real Madrid e iniciou outro na Juventus, nesta temporada. Nos três primeiros jogos do português pelo clube italiano, a equipe de Turim venceu todos, mas CR7 passou em branco. Desde que ganhou seu primeiro prêmio de Melhor do Mundo, em 2007/08, Cristiano Ronaldo ficou apenas, cinco temporadas em um jejum superior ao que vive agora. Em nove temporadas de Real Madrid, nunca ficou mais de cinco jogos sem marcar gols.

Sucesso de cara
Cristiano Ronaldo chegou no Real Madrid em 2009/10. Nas suas primeiras cinco temporadas, o português não ficou mais de três jogos sem marcar gols. A sua temporada mais artilheira no Campeonato Espanhol foi em 2011/12, quando marcou 46 gols em 38 jogos. Em toda sua carreira no Real Madrid, nunca fez menos de 26 gols.

Durante esse período, o português conquistou duas Bolas de Ouro e uma Liga dos Campeões, em 2013/14. Nessa edição da Champions, em particular, se tornou o maior artilheiro da história da competição, com 17 gols e só não fez gol no jogo de ida das semifinais, contra o Bayern. No de volta, marcou dois.

No máximo, cinco jogos sem marcar no Espanhol
CR7 só foi ficar mais de três jogos sem marcar, na temporada seguinte, em 2014/15, quando teve o seu maior jejum no Campeonato Espanhol. Foram cinco jogos em branco, as primeiras cinco partidas da competição. O atacante não marcou contra Córdoba, Atlético de Madrid, Deportivo La Coruña, Elche e Villarreal.

A partir de então, Cristiano sempre ficou, no mínimo, quatro jogos de jejum, em períodos distintos. Na temporada seguinte, ficou quatro em branco, entre maio e abril, pelo Campeonato Espanhol, mas terminou a competição com 35 gols em 36 jogos, além de ter conquistado a Liga dos Campeões, com 15 gols em 13 jogos e o troféu de Melhor Mundo.

Entre setembro e outubro, na temporada de 2016/17, foram quatro jogos sem marcar no Espanhol, além de seis jogos de jejum na Liga dos Campeões. O jogador, porém, nesta edição do torneio, marcou dez gols a partir das quartas de final e conquistou (de novo), além do título, mas também o prêmio de Melhor do Mundo. O terceiro título da Champions foi nesta temporada. CR7 só não marcou nas semifinais e na final, antes fez 15 gols em 13 jogos. No Espanhol, passou quatro jogos sem marcar, entre outubro e novembro.

Jejum no United
No Manchester United, o jogador teve períodos maiores de seca, mas vale ressaltar, que o jogador estava no início de sua carreira, era jovem, inexperiente e não era titular absoluto no início. No clube inglês, o português foi evoluindo conforme as temporadas foram passando. Em sua primeira temporada, em 2003/04, marcou quatro gols em 29 jogos e, na penúltima e melhor temporada na Inglaterra, terminou com 31 gols em 34 jogos.

A pior marca de sua carreira, porém, foi em 2004/05, quando ficou os 13 primeiros jogos sem marcar. Na seguinte, em 2005/06, foram dez jogos de jejum, entre março e maio de 2006. Em 2006/07, quando já tinha adquirido status, ficou oito jogos sem marcar na Liga dos Campeões e sete jogos na Premier League, entre março e abril de 2007.

A pior temporada depois melhor
O apogeu de CR7 em Manchester foi em 2007/08. Nesse período, o atacante conquistou a Liga dos Campeões, com oito gols em 11 jogos e marcou 31 gols em 34 jogos na Premier League, porém, ficou, novamente, quatro jogos sem marcar (os quatro primeiros).

Pode-se dizer que a pior temporada de CR7 foi a de 2008/09. Nessa época, o português já estava consagrado, já tinha conquistado sua primeira Bola de Ouro e vinha do seu auge na carreira. Nesta temporada, CR7 ficou nove jogos em jejum na Premier League e seis jogos sem marcar na Liga dos Campeões.

Sporting e as primeiras temporadas
Se no seu início no Manchester United, CR7 era inexperiente, no Sporting nem se fala. O português foi revelado pelo clube, mas ficou apenas uma temporada, participou de 28 jogos e marcou, apenas, três gols. Cristiano tinha apenas 17 anos e ficou 21 jogos sem marcar. Outro detalhe interessante é o fato de que das dez temporadas que CR7 ficou mais de três jogos sem marcar, em quatro o período sem gols foram nos primeiros jogos da temporada. 

*sob a supervisão de Leonardo Martins

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter