Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conmebol teria recebido propina para trocar o local da final da Copa América de 2007

Entidade teria abocanhado R$ 3 milhões para tirar a decisão da capital Caracas

Ex-presidente da Conmebol Nicolás Leoz está em prisão domiciliar  (Foto: Felipe Trueba/EFE)
Escrito por

A Conmebol confirmou que ordenou uma investigação sobre a possibilidade de suborno na escolha de Maracaibo como sede da final da Copa América de 2007. Na decisão daquele torneio, o Brasil derrotou a Argentina por 3 a 0.

- Um dos pilares da reforma da Conmebol é fazer justiça. Temos a obrigação de revisitar o passado e blindar o futebol sul-americano de qualquer ato de corrupção - prometeu o atual presidente da entidade, Alejandro Domínguez.

Ex-prefeito da cidade, Giancarlo di Martino afirmou que a Conmebol cobrou um milhão de dólares (R$ 3,1 milhões) para transferir o clássico de Caracas para Maracaibo.

Na declaração, Martino cita três ex-dirigentes da entidade condenados no último grande escândalo de corrupção da Fifa: o paraguaio Nicolás Leoz, o uruguayo Eugenio Figueredo e o venezuelano Rafael Esquivel.

De acordo com Martino, o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter também participou do esquema.