Pogba - Manchester United x Bournemouth

Pogba foi eleito o melhor jogador no duelo contra o Bournemouth (Foto: Paul Ellis / AFP)

LANCE!
30/12/2018
18:04
Manchester (ING)

O Manchester United passa por um processo de evolução desde a demissão de José Mourinho. Sob o comando do interino Ole Gunnar Solskjaer, os Red Devils somaram três vitórias em três partidas disputadas, marcando 12 gols e sofrendo três neste período. Além da equipe como um todo, Paul Pogba é um dos jogadores que mais 'aprovaram' a mudança no comando da equipe.

Como foi noticiado por alguns portais ingleses, a relação entre Pogba e José Mourinho não era das melhores nos últimos meses. Apesar do francês carregar o fardo de ser a contratação mais cara da história do Manchester United, muitas vezes ficava no banco por escolha técnica do treinador, que, mesmo pressionado por resultados longe do esperado, não parecia mostrar confiança no atleta.

Com os três jogos sob o comando de Solskjaer, Paul Pogba já superou seu desempenho com José Mourinho nesta temporada. Quando o português estava na casamata, o francês contribuiu com três gols e três assistências em 14 partidas da Premier League. Com o noruguês, são quatro gols marcados e três passes para tentos nos 270 minutos disputados.

Esses números podem ser justificados pelo estilo de jogo que Solskjaer implementou no Manchester United. Indo em um lado contrário ao José Mourinho dessa temporada, os Red Devils sob o comando do treinador norueguês buscam ter a bola no pé e criar jogadas por meio da posse de bola objetiva. Nas três partidas sob o comando do novo treinador, a média de passes trocados por jogo é de 652,3, com 87% de acerto.

Mapa de calor - Paul Pogba - Manchester United x Bournemouth
Mapa de calor de Pogba contra o Bournemouth mostra a presença do volante no lado esquerdo do campo (Foto: Reprodução/Sofascore)

Pogba, por consequência, encaixa melhor nesse estilo de jogo e volta a assumir um status de protagonista da equipe. Solskjaer o escala, teoricamente, como um "falso camisa 10", já que grande parte de seus movimentos o leva para o lado esquerdo do campo, o que facilita a dinamicidade do setor ofensivo do 'novo' Manchester United.

A mudança de treinador no Manchester United, além de ter melhorado o clima entre os atletas e o treinador, também potencializou o desempenho de Paul Pogba. Antes descartado dentro do Campeonato Inglês, a equipe de Ole Gunnar Solskjaer começa a sonhar com uma vaga entre as quatro primeiras posições da tabela, que dão uma vaga para a próxima Liga dos Campeões.