César Martins mostra gratidão na saída do Santa Clara: 'Uma família'
Zagueiro lembra que ajudou o clube a se consolidar na elite do futebol em Portugal. Sobre futuro, ele não descarta um retorno ao Brasil, mas o foco é seguir na Europa

A trajetória do zagueiro César Martins com a camisa do Santa Clara chegou ao fim. Após o término do contrato com o clube da Ilha do Açores, o jogador foi liberado para definir novos ares da carreira para a próxima temporada. Mas a relação do atleta com a agremiação ficará marcada para sempre. Afinal de contas, o defensor fez parte do momento de estabilização do clube como integrante da elite do futebol em Portugal. No total, foram 51 jogos e três gols.
- Foram dois anos muito bons por tudo que aconteceu nessa trajetória. Foi um clube que apostou e acreditou no meu trabalho. E fico feliz de ter retribuído isso ajudando o Santa Clara a se estabelecer como um clube de elite no futebol de Portugal. Eles vão para o terceiro ano seguido e isso fica na história. E eu fiz parte dessa caminhada. Então deixo o clube muito satisfeito, de cabeça erguida e feliz - afirmou.
Entre tantos momentos marcantes nessa caminhada do Santa Clara, um foi especial para César. A estreia como titular contra o Nacional, justamente o clube que defendeu antes de ir ao Açores, e onde foi bastante criticado. Aquele momento foi eleito pelo zagueiro como um divisor de águas daquilo que se seguiria pelos dois anos seguintes.
- Acho que o momento mais marcante da minha passagem foi justamente a minha estreia. E foi logo contra o Nacional, depois de ter vivido aquele episódio todo. Então no aquecimento fui muito vaiado, mas antes de começar a partida recebi o apoio de todos no Santa Clara. E que eles dariam a vida para ganhar aquela partida como forma de me homenagear. Aquilo foi único e foi o tom do que vivi no clube: uma família. E ganhamos o jogo por 3 a 0. Isso me tirou um peso grande - relembrou.
Com o fim da temporada em boa parte da Europa, o mercado começará a ficar aquecido nas próximas semanas. Apesar do foco ainda ser permanecer no Velho Continente, César não descarta a possibilidade de voltar em breve ao futebol brasileiro.
- Ainda não tem nada definido. Claro que sempre deixo uma porta aberta para voltar ao Brasil, principalmente se for um planejamento legal. Nesse primeiro momento estamos observando o mercado europeu, mas não descarto um retorno ao meu país. Mas faremos essa análise com tranquilidade a partir das propostas que forem surgindo - finalizou.

Futebol Internacional
Com show de Raphinha, Barcelona estreia com goleada em La Liga
Há 7 horas
Futebol Internacional
Trent revela mágoa com insultos de torcedores do Liverpool após saída
Há 9 horas
Onde Assistir
Fulham x Chelsea: onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo da Premier League
Há 9 horas
Futebol Internacional
Davidson marca, e Qingdao West Coast assume o 3º lugar na Superliga Chinesa
Há 11 horas
Futebol Internacional
Liverpool empata com Newcastle na estreia da Premier League
Há 11 horas
Futebol Internacional
Filipe Luís estreia com vitória no Campeonato Francês sobre o Le Havre
Há 11 horasMais LANCE!

Julián Álvarez é vaiado no Metropolitano em noite amarga do Atlético

Tottenham tem acordo por atacante do Manchester City

Torcida do Flamengo manda recado a Filipe Luís na estreia

Cherki brilha, e Manchester City vence Bournemouth na Premier League

Europeus detonam João Gomes em goleada sobre Aston Villa

Equipe de Cristiano Ronaldo e outros clubes árabes têm ações transferidas para Fundo

Al-Hilal busca contratação de Gabriel Martinelli, do Arsenal

Novo visual de Haaland viraliza antes de jogo do City

Manchester City contrata substituto de Rodri por R$ 600 milhões

Mourinho defende Vini Jr de bullying, mas diz: 'Não é santo'

Possível rival do Vasco tem jogo interrompido por batalha campal na Colômbia

Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – domingo (23/08/2026)

Endrick vira assunto em jogo do Real Madrid: 'Nunca mais'



