Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cazaquistão consegue virada histórica sobre Dinamarca e embola grupo das eliminatórias para a Eurocopa

Falcões saem perdendo por 2 a 0 e conseguem três gols na parte final do jogo

Cazaques viram sobre Dinamarca (Foto: Bo Amstrup / Ritzau Scanpix / AFP)
Escrito por

Em resultado surpreendente, a seleção do Cazaquistão conseguiu grande virada sobre a Dinamarca, em jogo válido pela segunda rodada do grupo H das eliminatórias para a Eurocopa de 2024. Os dinamarqueses saíram na frente com direito a dois do artilheiro Hojlund na primeira etapa, mas na metade final do segundo tempo, os cazaques marcaram três gols e viraram o placar.

Com a vitória, o Cazaquistão conquistou seus primeiros três pontos - havia perdido para a Eslovênia na estreia - e embolou o grupo. A Dinamarca caiu para a quarta posição, com os mesmos três pontos de Eslovênia, Irlanda do Norte e dos cazaques. Após a precoce queda na Copa do Mundo, na fase de grupos, os Dinamites começam o novo ciclo também decepcionando.

DOMÍNIO INICIAL
​A primeira etapa foi de inteiro domínio para os dinamarqueses. Aos 21 minutos, Hojlund marcou um belíssimo gol para abrir o placar. O centroavante recebeu lançamento, ganhou na corrida de Maliy e encobriu o goleiro Shatskiy com muita maestria. 15 minutos depois, após bate-rebate na área defensiva do Cazaquistão, Damsgaard chutou, o goleiro defendeu, mas a bola se ofereceu para o centroavante novamente, com gol aberto. Foi o quinto de Hojlund no campeonato.

MARCAÇÃO DUVIDOSA
​O começo do segundo tempo também não foi diferente. A Dinamarca perdeu boas chances com Wind, Jensen e o próprio Hojlund, até que sofreu o primeiro golpe. Em cobrança de escanteio, Wind esticou o braço direito e atingiu a bola. Pênalti bem cobrado por Zainutdinov, diminuindo a vantagem. A Astana Arena estava em êxtase e começou a apoiar o time incessantemente em busca do empate. 

MINUTOS INESQUECÍVEIS
​O Cazaquistão pressionou e foi merecedor do empate, que veio após pintura. Tagybergen, aos 41 minutos, recebeu na intermediária esquerda e arriscou. A bola encobriu Schmeichel e foi parar no ângulo dinamarquês: 2 a 2. O que já estava ótimo ficou ainda melhor quando Aymbetov recebeu cruzamento vindo de Vorogovskiy e cabeceou firme, sem chances para Schmeichel, aos 44. O autor do gol ainda viria a ser expulso nos acréscimos, mas não viria a atrapalhar o triunfo. Virada histórica para a seleção cazaque e festa no estádio.

O resultado marcou a primeira vitória do Cazaquistão na história do confronto: antes, havia perdido os quatro confrontos, que foram válidos pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Os dois times agora acompanham os confrontos de Eslovênia x San Marino e Irlanda do Norte x Finlândia neste domingo, que completam o grupo H.