Superliga feminina de vôlei: veja o que está em jogo na última rodada

Competição mais importante do voleibol nacional caminha para a fase mata-mata

sesc-flamengo x minas superliga
Sesc-Flamengo e Minas disputam posições na parte de cima da tabela (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Escrito por

A Superliga feminina de vôlei caminha para a fase mata-mata. Na próxima sexta-feira, dia 31 de março, as 12 equipes da competição disputam a última rodada da fase de classificação, com posições a serem definidas para o mata-mata e clubes já rebaixados matematicamente.

Abaixo, confira o que está em jogo dentro da competição nesta última rodada e como funciona o modelo eliminatório.

+ Bicampeã! Beatriz Ferreira conquista o ouro do Mundial de boxe feminino

As oito melhores equipes da fase classificatória vão para as quartas de finais da Superliga. O líder enfrenta o oitavo colocado, enquanto o vice-líder encara o sétimo, e assim sucessivamente. Os dois clubes com o menor número de pontos são rebaixados para a Superliga B.

Com 19 vitórias e apenas duas derrotas, o Praia Clube assegurou o primeiro lugar do mata-mata com antecedência. Dessa forma, possui a vantagem de jogar um possível jogo 3 das fases eliminatórias dentro de casa.

Osasco e Minas brigam pela vice-liderança. A equipe paulista soma 46 pontos, enquanto a mineira possui 43. Caso o Minas vença a sua partida, torce pela derrota do rival e pode ultrapassar o time de Luizomar pelo saldo de sets. Atualmente, Osasco possui um saldo de +26 sets (venceu 51 e perdeu 25). Por sua vez, a equipe de Nicola Negro tem +18 de saldo (venceu 50 sets e perdeu 28).

O Sesc-Flamengo vem logo atrás, com 42 pontos. Dessa forma, busca a vitória sobre o Maringá para ter a chance de ultrapassar o Minas. Quinto colocado, o Fluminense está garantido no mata-mata com 38 pontos.

Sesi-Bauru (35) e Pinheiros (33) brigam pela sexta posição. Já o Barueri está garantido nos playoffs com 28 pontos, cinco a frente do Maringá.

Com apenas um ponto, o Brusque foi o primeiro rebaixado da competição, sendo derrotado em todas as partidas (somou um ponto porque levou um dos jogos para o tie-break). O São Caetano também disputará a Superliga B na próxima temporada, com 12 pontos conquistados nesta temporada.

CLASSIFICAÇÃO

1 - Praia Clube - 53 pontos (19 vitórias - 2 derrotas)
2 - Osasco - 46 pontos (16 vitórias - 5 derrotas)
3 - Minas - 43 pontos (15 vitórias - 6 derrotas)
4 - Sesc-Flamengo - 42 pontos (13 vitórias - 8 derrotas)
5 - Fluminense - 38 pontos (14 vitórias - 7 derrotas)
6 - Sesi-Bauru - 35 pontos (11 vitórias - 10 derrotas)
​7 - Pinheiros - 33 pontos (12 vitórias - 9 derrotas)
8 - Barueri - 28 pontos (9 vitórias - 12 derrotas)
9 - Maringá - 23 pontos (7 vitórias - 14 derrotas)
10 - Brasília - 21 pontos (7 vitórias - 14 derrotas)
11 - São Caetano - 12 pontos (3 vitórias - 18 derrotas)
12 - Brusque - 1 ponto (0 vitórias - 21 derrotas)

RODADA FINAL (sexta-feira, 31 de março)

19h - Sesi Bauru x São Caetano
21h - Barueri x Brusque
21h - Fluminense x Praia Clube
21h - Brasília x Osasco
21h - Sesc-Flamengo x Maringá
21h - Pinheiros x Minas

Os jogos de mata-mata das quartas e semifinais são disputados no formato "melhor de 3". A equipe que vencer duas partidas se classifica para a fase seguinte - caso um time vença os dois primeiros jogos da fase, não será realizado o terceiro jogo. O clube com melhor campanha joga a terceira partida em casa.

A final será disputada em jogo único, marcado para o dia 7 de maio, na Arena Sabiazinho, em Uberlândia. O local tem capacidade máxima de 6 mil torcedores e é a casa do Praia Clube, líder da competição na temporada regular.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter