Campeão nos Emirados Árabes, Igor Coronado celebra boa fase e revela vontade de atuar no Brasil

Capitão do Al Sharjah, o meia guiou o time ao título nacional que não acontecia há 22 anos. Eleito melhor estrangeiro do país, Igor citou quatro clubes no Brasil onde gostaria de atuar

Igor Coronado
Igor Coronado marcou 19 gols na temporada e foi eleito o melhor estrangeiro dos Emirados Árabes (Foto: Divulgação)

Escrito por

Pouco conhecido no Brasil por nunca ter atuado por aqui, o meia Igor Coronado é um dos jogadores mais notáveis nos Emirados Árabes recentemente. Aos 26 anos, o atleta brasileiro foi campeão em sua primeira temporada pelo Al Sharjah e escolhido como o melhor estrangeiro do país. O LANCE! conversou com o brasileiro, que falou sobre o recente sucesso e as passagens pelo futebol inglês e italiano.

Saída precoce do Brasil e início no MK Dons
Natural de Londrina, no Paraná, Coronado deixou o Brasil ainda criança rumo à Inglaterra, onde os pais viajaram a trabalho. Aos 13, Igor se juntos às categorias de base do MK Dons, time da cidade de Milton Keynes e permaneceu na equipe até os 19 anos. Apesar do longo período na equipe, o meio-campista brasileiro nunca chegou a atuar nos profissionais do time inglês, fazendo apenas treinamentos com o elenco principal.

- Saí daqui do Brasil ainda criança. Meus pais deixaram o país pra trabalhar na Inglaterra. Eu comecei a jogar na base do MK Dons com 13 anos e fiquei por lá até os 19. Apesar do tempo, eu não joguei pelos profissionais, mas treinei com eles durante um bom período. Quando ia ganhar uma oportunidade, o clube trocou de treinador e ele chegou com novos atletas, e eu acabei perdendo espaço, deixando o clube logo depois. Mas a experiência no geral foi muito boa - lembrou Igor.

Igor Coronado em ação pelo Al Sharjah
Coronado em ação pelo Al Sharjah, dos Emirados Árabes (Divulgação)

Passagens de destaque em Malta e na Itália
Após deixar o time inglês, o brasileiro aceitou uma oportunidade no Floriana, de Malta. Coronado atuou por três temporadas no time europeu teve bom desempenho. Na primeira época, de 2012/13, o meia marcou 13 gols em 21 partidas. Já na segunda temporada, o jogador balançou as redes 14 vezes em 31 jogos. O atleta revelou que aceitou a proposta para atuar no clube de Malta com receio de ficar desempregado.

- Depois que eu saí do MK Dons, as coisas ficaram um pouco difíceis. Eu estava sem empresário e desempregado, então onde aparecia oportunidades, eu corria atrás. Cheguei a jogar seis meses na Suíça, voltei para a Inglaterra, mas acabei abraçando uma chance no Floriana, que me abriu as portas em Malta. Eu queria me manter trabalhando e atuando em busca do sonho de fazer a carreira como jogador de futebol - contou ao L!

Na temporada 2015/16, o brasileiro assinou com o Trapani, da segunda divisão da Itália, onde atuou por dois anos. Na primeira época, o jogador balançou as redes oito vezes em 41 partidas no clube, enquanto que na segunda, marcou 11 em 34 jogos. Em 2017, Igor fechou com o Palermo, onde também foi bem, marcando nove gols em 42 jogos. O brasileiro de 26 anos lembrou dos momentos no país da bota.

- Na Itália eu tive um momento muito bom. Eu fiz grandes temporadas, apesar do rebaixamento do Trapani. Neste ano da queda, eu fiquei lesionado por um tempo e quando voltei o time quase conseguiu escapar, mas já era tarde. Tanto no Palermo quanto no Trapani acabei perdendo o playoff da série A, mas tive bons momentos nos dois clubes. Queria ter feito mais, mas saí com o sentimento de dever cumprido - falou o meia.

Igor Coronado Palermo
Brasileiro atuou pelo Palermo na temporada 2017/18 (Reprodução)

Temporada vitoriosa no Al Sharjah
Os bons momentos do brasileiro na Itália chamaram a atenção do Al Sharjah, dos Emirados Árabes, clube que Coronado joga atualmente. Na última temporada, o meia viveu sua melhor fase na carreira. Camisa 10 e capitão do time, o jogador guiou a equipe árabe ao título do campeonato local, que não acontecia há 22 anos. Além do título, Igor balançou as redes 19 vezes em 32 partidas e levou o prêmio de melhor estrangeiro do país.

- Para ser sincero, foi uma temporada inesperada. A equipe não tinha sido montada para ser campeã e sim para ficar entre os sete primeiros do campeonato. Mas o time encaixou muito bem, não ocorreram muitas lesões, os estrangeiros fizeram a diferença e o goleiro foi eleito o melhor da posição na temporada. Tudo conspirou a favor. Foi um ano muito bom e deu tudo certo pra gente no final - disse o jogador, que projetou a próxima temporada no clube:

- Nesta janela, o clube fez algumas mudanças, perdeu o Welliton, que era um dos principais atacantes, mas se reforçou com um jogador de Cabo Verde, da mesma posição. Chegaram alguns jogadores locais, assim como outros por aqui foram negociados. O time mudou, mas acredito que vamos fazer outra grande temporada. Vou tentar contribuir ao máximo para o time com gols e assistências nessa nova época - completou o camisa 10.

Sonho de jogar em um grande clube brasileiro
- Eu gostaria muito de atuar no Brasil, no meu país. Os grandes clubes sempre chamam atenção do jogadores. Eu sempre gostei de jogar com bastante torcida, ver o estádio lotado. Não existe nenhum clube específico que gostaria de atuar, mas os grandes, como Flamengo, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, fazem a diferença. Seria um sonho jogar em algum desses times e sempre vou deixar as portas abertas para uma oportunidade - encerrou Coronado.

Igor Coronado Al Sharjah
Coronado é um dos principais jogadores do Al Sharjah (Divulgação)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter