Com ataque poderoso, Benfica sonha em chegar na semifinal da Champions League após 33 anos

Liderados por Roger Schmidt, Encarnados vivem grande fase na temporada

Arte Benfica
Benfica busca chegar na semifinal da Champions League após 33 anos (Arte: JP. Soares / LANCE!)

Escrito por

Uma das grandes surpresas da Champions League vem sendo o Benfica, que pode chegar na semifinal da competição pela primeira vez desde 1989/1990. Sob comando do alemão Roger Schmidt, a equipe bicampeã da Europa busca colocar Portugal no topo do continente, o que não acontece desde 2004, quando o Porto de José Mourinho conquistou a Liga dos Campeões.

Líder do Campeonato Português com uma larga vantagem sobre os Dragões, o Benfica está próximo de encerrar um jejum de quatro anos sem conquistar o principal troféu em âmbito nacional. Com isso, os Encarnados se credenciam como uma das equipes mais sólidas e fortes na reta final de temporada.


IMPACTO DO NOVO TÉCNICO
​Em sua história recente, o Benfica acumula mais fracassos na Europa do que triunfos, embora chegue pela 5ª vez na fase de quartas de final da Champions League no século XXI. Mas é possível dizer que da última temporada para cá, as Águias vem sendo uma das maiores surpresas do continente.

Apesar da turbulência em 2021/2022, a equipe comandada por Jorge Jesus caiu em um grupo com Bayern de Munique e Barcelona. Apesar do favoritismo dos rivais, os portugueses conseguiram despachar o clube catalão para a Liga Europa. No mata-mata, o ex-treinador do Flamengo já havia sido demitido, mas Nélson Veríssimo conseguiu vencer o Ajax nas oitavas de final, embora tenham ficado pelo caminho contra o Liverpool na fase seguinte.

Na atual temporada, o sorteio da fase de grupos novamente não privilegiou o Benfica, que caiu na chave com Paris Saint-Germain e Juventus. Mas a chegada de Roger Schmidt no comando dos Encarnados, após um bom trabalho no PSV, mudou as Águias de patamar e fez com que sua equipe fosse encarada de outra forma.

Sem perder nenhum dos dois jogos diante do time de Neymar, Messi e Mbappé, o Benfica liderou o Grupo H de forma invicta. Na principal competição da Europa, a equipe de Schmidt ainda não foi derrotada e possui um cartel com seis vitórias e dois empates. É o 3º melhor aproveitamento dentre todos os clubes que disputam a Champions League, atrás apenas de Bayern de Munique e Napoli.

Com apenas duas derrotas em 46 jogos disputados, o Benfica possui um aproveitamento de 86,9% na temporada. Mas além de ser uma equipe sólida e com bons números, os Encarnados jogam bem e dificultam a vida de qualquer adversário. Talvez seja possível afirmar que os portugueses entram com um certo favoritismo diante da Inter de Milão.

Roger Schmidt - Técnico do Benfica
Roger Schmidt teve impacto positivo no Benfica (PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)


PARA FICAR DE OLHO
​Embora tenha a pior defesa, empatado com o Real Madrid, dentre as equipes classificadas nas quartas de final da Champions League, o Benfica se destaca por conta de seu poderio ofensivo. Além de ter o melhor ataque do Campeonato Português, os Encarnados possuem o segundo melhor ataque da Liga dos Campeões com 23 gols marcados.

Dos sete maiores artilheiros da Champions League, o Benfica possui três jogadores entre os goleadores. Gonçalo Ramos (7), João Mário (6) e Rafa Silva (6) são os grandes destaques do setor ofensivo da equipe de Roger Schmidt. Os dois primeiros são os artilheiros do Campeonato Português com 17 gols cada um.

No duelo contra a Inter de Milão, os Encarnados encaram a 5ª melhor defesa da competição, que sofreu apenas sete gols em oito partidas disputadas. Nas oitavas de final, os italianos enfrentaram o Porto, que tem o 3º melhor ataque do Campeonato Português, duas vezes e os Dragões não conseguiram balançar as redes.

Aos 21 anos, o jovem Gonçalo Ramos é o grande destaque do elenco do Benfica. Em 38 partidas disputadas na temporada, o centroavante marcou 25 gols, contribuiu com 11 assistências e vem chamando a atenção dos grandes clubes da Europa. Apesar do contrato até 2026, a permanência do atleta da seleção portuguesa é improvável.

Apesar da saída inesperada de Enzo Fernández na janela de transferências de janeiro, o Benfica possui qualidade além de seu trio de artilheiros. O brasileiro David Neres vem contribuindo de forma decisiva com 12 gols e 12 assistências. Além disso, o lado esquerdo é uma das grandes ameaças da equipe com Alex Grimaldo, que tem cinco gols e 13 assistências, sendo um dos laterais que mais impressionam na Europa.

Gonçalo Ramos - Benfica
Gonçalo Ramos é a maior esperança de gols do Benfica (PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter