Bayer 04 Leverkusen inaugura academia de futebol no Brasil com Paulo Sérgio no comando
Clube alemão abre unidade de formação no campus da Bayer Brasil com foco em jovens

O Bayer 04 Leverkusen será o primeiro clube da Bundesliga a operar uma academia de futebol no Brasil. A Bayer 04 Football Academy São Paulo será instalada no campus da Bayer Brasil, na capital paulista, com capacidade para até 300 crianças e jovens entre 5 e 15 anos.
O projeto será liderado pelo campeão mundial de 1994, Paulo Sérgio, ex-atacante do clube alemão, onde atuou entre 1993 e 1997 e se tornou o brasileiro com mais gols pela equipe. A inauguração oficial está marcada para sábado, 5 de julho, mas os primeiros treinos com jovens atletas já foram iniciados neste semestre.
A academia tem como proposta o desenvolvimento de talentos locais com base na filosofia do Bayer 04, mesclando o método europeu com a criatividade do futebol brasileiro. Todos os treinadores envolvidos na formação concluirão um programa inicial de capacitação em Leverkusen e seguirão recebendo treinamentos regulares.
A instituição prevê ainda parcerias com escolas da região metropolitana e eventos como seminários para treinadores e encontros para torcedores assistirem aos jogos do clube. "O Bayer 04 Leverkusen é o clube perfeito na Europa para jovens talentos que sonham em se tornar jogadores de ponta. Integração e formação são valores fundamentais do clube", afirma Paulo Sérgio.

"Cheguei ao Leverkusen ainda jovem, e o que vivi lá me tornou um jogador de ponta e um campeão mundial."
Fernando Carro, CEO do Bayer 04 Leverkusen, destacou que a abertura da academia no Brasil representa mais um marco na estratégia de internacionalização. "A Bayer 04 e o Brasil mantêm uma conexão muito especial há muito tempo. Com a Academia de Futebol Bayer 04 em São Paulo, pretendemos inspirar e desenvolver a próxima geração de jogadores e torcedores do Bayer 04, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossa conexão com este país apaixonado por futebol e trabalhamos em estreita colaboração com a nossa família Bayer no Brasil e América Latina."
A estrutura da Academia de Futebol Bayer 04 São Paulo oferece condições de primeira linha no campus da Bayer. Além de modernos campos de treinamento, o complexo inclui gramado sintético, clube social, vestiários atualizados, piscina externa e academia equipada. Inicialmente, a unidade atenderá cerca de 100 participantes, com possibilidade de expansão para mais de 300 jovens.
"Abrir uma academia de futebol para jovens talentos no Clube da Bayer no Brasil é uma oportunidade incrível para trabalharmos em estreita colaboração com um clube que se destacou no cenário global nas últimas temporadas e incorpora muito do que a Bayer como empresa representa: trabalho em equipe, foco e capacidade de adaptação," disse Cristina Hegg, Presidente do negócio de Consumer Health da Bayer Brasil.
"O futebol brasileiro sempre foi baseado em habilidade, paixão e alegria de jogar. Com esta academia, oferecemos aos jovens atletas um ambiente estruturado para desenvolver seus talentos, promovendo também seu crescimento pessoal e disciplina", completa Paulo Sérgio.
A Bayer 04 Football Academy em São Paulo iniciou seus primeiros treinamentos com jovens jogadores nesta primavera, com uma cerimônia oficial de abertura marcada para sábado, 5 de julho, nas instalações da Bayer Brasil.
Brasil e o Bayer Leverkusen

O brasileiro Tita foi o pioneiro no Bayer Leverkusen na temporada 1987/1988 após ser campeão no Flamengo e no Vasco. Em 1988, o atacante fez o gol do título da equipe alemã na Copa da UEFA numa decisão contra o Espanyol de Barcelona em plena Catalunha. Tita fez apenas 26 jogos e marcou 12 gols.
Já o brasileiro com mais jogos pelo Bayer Leverkusen é o lateral esquerdo Wendell com 250 partidas, depois dele vem o zagueiro pentacampeão Juan com 176 partidas, seguido por Zé Roberto e Paulo Sérgio com 150, e Renato Augusto com 126.
E por falar em títulos históricos, o da Bundesliga quebrou uma hegemonia de 11 anos do Bayern de Munique e tudo isso sem perder nenhum jogo! O Bayer Leverkusen foi apenas o quinto clube alemão a conquistar a "dobradinha" nacional e se tornou o primeiro na história da Bundesliga a terminar a campanha da liga invicto em 2023-24.
O Bayer 04 Leverkusen fechou a temporada 2024-25 com o vice-campeonato da Bundesliga. A última partida será no sábado (17/5), na MEWA Arena, contra o Mainz 05, às 10h30 (Horário de Brasília).
Tudo sobre

Corinthians
Memphis Depay fica de fora da primeira convocação de Xavi pela Holanda; veja
Há 2 horas
Lance! Negócios
Após 20 anos, Mbappé rompe com Nike e fecha com nova fornecedora
Há 3 horas
Palmeiras
Maresca exalta estreia de Allan, ex-Palmeiras, pelo City
Há 3 horas
Onde Assistir
Espanyol x Elche: onde assistir, horário e escalações
Há 4 horas
Fora de Campo
Flamengo ou Palmeiras? Veja quem mais chegou às semifinais da Libertadores
Há 4 horas
Onde Assistir
Jogos de hoje: quem joga no futebol e onde assistir ao vivo – sexta-feira (18/09/2026)
Há 9 horasMais LANCE!

Do Brasileirão à Ligue 1, Filipe Luís e Davide Ancelotti causam impacto na Europa

Monaco x Lens: onde assistir, horário e escalações

Ingleses enlouquecem com gol de Rayan na Liga Europa: 'Ele terá'

Rayan marca e Bournemouth vence em estreia na Liga Europa

Veja gols: Ex-Palmeiras, Allan marca e dá assistência em estreia pelo Manchester City

Entenda por que Klopp convocou 44 jogadores para a Alemanha

De quase colapso à elite: como o Deportivo A Coruña reconstruiu o clube

Tchouaméni e Valverde dão fim a tensão no Real Madrid

Efeito carma? As provocações de Neymar que deram errado

Conheça Noah Atubolu, goleiro que virou carrasco dos pênaltis na Alemanha

Deyverson se pronuncia após gesto em LDU x Palmeiras

Imprensa europeia se rende ao Palmeiras após drama na Libertadores: 'Prevaleceu'

Vini Jr. admite má fase no Real Madrid antes do clássico: 'Não posso errar tanto'



