Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Barcelona pode até ser rebaixado após escândalo envolvendo pagamentos à arbitragem

Clube fez pagamentos para empresa de Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do comitê de arbitragem da Espanha<br>

Josep Maria Bartolomeu, ex-presidente do Barcelona (Foto: Lluis Gene / AFP)
Escrito por

Após o escândalo envolvendo o Barcelona, que teria pago R$ 7,6 milhões à empresa de Enríquez Negreira, ex-vice-presidente do comitê de arbitragem da Espanha. O jornal ‘El Mundo’ revelou as quantias pagas pela diretoria culé, e também as possíveis punições que o clube pode sofrer, incluindo um rebaixamento.

+ Clube da Premier League estuda oferta pela contratação de Neymar

O Barcelona teria feito 33 pagamentos à ‘DASNIL 95 SL’, empresa do ex-árbitro, até o ano de 2018, totalizando R$ 7,6 milhões. Enríquez Negreira alega que o valor recebido era por um trabalho de assessoria com regras de comportamento com a arbitragem e que nunca houve tratamento favorável para o clube.

Enquanto isso, o presidente do Barcelona na época, Josep Maria Bartolomeu, alega que os pagamentos se encerraram devido a um ‘corte de gastos’ do clube em meio à crise financeira. E, também, que existem relatórios sobre esse serviço desde 2003.

+ Xavi fala sobre escândalo envolvendo o Barcelona

De acordo com o regulamento da federação espanhola de futebol (RFEF), o Barcelona viola o artigo 22 do estatuto, que diz o seguinte:

Observar os princípios de lealdade, integridade e espírito desportivo de acordo com os princípios do fair play, o que inclui, nomeadamente, a obrigação de abster-se de realizar qualquer atividade que ponha em perigo a integridade da RFEF ou das suas competições, ou implique o descrédito do futebol.

Abster-se de aceitar ou dar presentes, bem como de aceitar ou dar qualquer benefício que possa razoavelmente ser considerado excessivo de acordo com a cultura e os costumes locais, incluindo convites de terceiros que tenham interesses futuros nas decisões da RFEF. Em caso de dúvida, a Secretaria Geral da RFEF deve ser consultada.

+ Barcelona x Manchester United: onde assistir, horário e escalações do jogo da Liga Europa

O caso está sendo investigado pelo Ministério Público e, a princípio, a RFEF não intervém. Até o momento, Enríquez Negreira é o único investigado pela Procuradoria da cidade de Barcelona. Enquanto o clube, por sua vez, recebeu apenas uma suspeita de imperícia, que não está sendo investigada pelo MP.

O escândalo pode ficar ainda pior pois pode ser incluído entre as infrações gravíssimas do Real Decreto da Disciplina Desportiva. Segundo o estatuto, ‘ações destinadas a predeterminar, por preço, intimidação ou simples acordos, o resultado de prova ou concurso’ podem levar a perda de categoria ou o rebaixamento.