Atitude de presidente da Federação Palestina com dirigente de Israel gera tensão na Fifa
Jibril Rajoub negou aperto de mão a Basim Sheikh Suliman após tentativa de Gianni Infantino

O Congresso da Fifa, realizado nesta quinta-feira (30) em Vancouver (CAN), foi marcado por um momento de tensão diplomática entre os representantes das associações de futebol da Palestina e de Israel. Durante a condução do evento, o presidente da Federação Palestina de Futebol, Jibril Rajoub, recusou-se a apertar a mão do vice-presidente da federação israelense, Basim Sheikh Suliman.
O episódio ocorreu no palco principal, como desdobramento de uma tentativa frustrada do presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, de promover uma aproximação pública entre os dois dirigentes.
O clima de desconforto teve início no momento do congresso aberto aos delegados para discursos no plenário. Jibril Rajoub foi o primeiro a utilizar a palavra, momento em que reiterou as reclamações formais da entidade sobre a presença e a atuação de clubes israelenses em áreas localizadas no território palestino. Na sequência, o vice-presidente da federação de Israel, Basim Sheikh Suliman, também fez o seu pronunciamento oficial. Imediatamente após as falas, Gianni Infantino interveio e convidou ambos os dirigentes a retornarem ao centro do palco para um cumprimento.
Diante da aproximação promovida pelo mandatário da Fifa, Rajoub negou o aperto de mão e evitou a proximidade com Suliman. Embora os microfones estivessem desligados naquele instante específico, relatos apontam que foi possível ouvir o dirigente palestino exclamar em tom elevado que o seu povo está sofrendo.
A vice-presidente da federação palestina, Susan Shalabi, endossou a postura e criticou a tentativa da organização do evento. A dirigente afirmou que a associação não poderia cumprimentar alguém levado pelos israelenses para tentar encobrir ações classificadas por ela como fascismo e genocídio, reforçando a manifestação sobre o sofrimento da população local.
Apelo de Infantino
Após a evidente recusa de Rajoub e o constrangimento gerado no palco principal, Gianni Infantino assumiu a palavra para tentar apaziguar a situação. O presidente da Fifa utilizou o microfone do plenário para proferir um rápido discurso pedindo foco em soluções e pacificação entre as entidades esportivas envolvidas no contexto do conflito do Oriente Médio.
O dirigente solicitou que os representantes, presidente Rajoub e vice-presidente Suliman, trabalhassem em conjunto para oferecer esperança às crianças de ambas as nações, reconhecendo perante o congresso internacional que os temas tratados são de natureza altamente complexa.

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
+ Aposte em diversos jogos de futebol pelo mundo!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade
Tudo sobre

Grêmio
Veja gol em Grêmio x Bolívar: Asprilla abre o placar
Há 25 minutos
Futebol Internacional
Real Madrid surpreende e anuncia contratação de Carlos Espí
Há 1 hora
Futebol Internacional
Ex-Flamengo e Cruzeiro, Bruno Viana acerta com clube da China
Há 1 hora
Futebol Internacional
Márcio Gabriel, da Pelé Academia, é aprovado pelo Villarreal
Há 2 horas
Futebol Internacional
Opinião: Infantino tentou usar a ganância, mas acabou engolido por ela
Há 2 horas
Futebol Internacional
Real Madrid busca atacante e aumenta concorrência de Endrick
Há 3 horasMais LANCE!

Bayern de Munique aplica 15 a 0 com dois gols de promessa brasileira

Conheça o clube que eliminou o 'pai' na disputa de pênaltis

Braga x Železničar Pančevo na Conference League: onde assistir ao vivo e escalações

Rashford se despede do Barcelona após o fim do empréstimo: 'Experiência memorável'

Companheira de Mbappé tomará medidas judiciais sobre boatos do relacionamento

Benfica x St. Gallen na Liga Europa: onde assistir ao vivo e escalações

Arsenal confia em acordo por contratação de Bruno Guimarães

Newcastle se despede de Eddie Howe e já tem substituto encaminhado, diz jornalista

De Nyland a Salah: 61 jogadores que estiveram na Copa do Mundo continuam sem clube

Uefa declara boicote à Copa do Mundo e rompimento com a Fifa

Ajax x Vojvodina: onde assistir ao jogo da Conference League

Barcelona é alvo de investigação por suposta abordagem irregular a Julián Álvarez

PAOK e Dínamo Kiev: onde assistir e prováveis escalações do jogo da Europa League



