Seleção Brasileira Feminina de Flag Football é convocada para torneio intercontinental nos EUA

Competição acontece no mês de julho e será classificatória para o Mundial da modalidade

Brasil Onças feminino tem conquistados excelentes resultados internacionais no flag football
Brasil Onças feminino tem conquistados excelentes resultados internacionais no flag football - Foto: Grasiela Gonsaga/Flag Football Brasil

Escrito por

A head coach da Seleção Brasileira Feminina de Flag Football, Victoria Guglielmo, convocou 12 atletas para o IFAF Americas Continental Flag Football Championship, que acontece em julho, em Charlotte, nos Estados Unidos e é classificatório para o mundial da categoria. Além das jogadoras do time principal, foram convocadas outras cinco atletas como suplentes.

A seleção brasileira terá nomes consagrados como a quarterback Ester Alencar e a recebedora Lara Nesralla, que inclusive estiveram na histórica vitória do Brasil Onças feminino sobre os Estados Unidos em amistoso de futebol americano no mês passado.

O Vasco Almirantes, com três atletas, é o time com mais jogadoras convocadas. Depois aparecem Spartans (SP) e Cobrarés (MS), com duas cada. O time carioca ainda tem três atletas chamadas para serem suplentes.

Vale destacar, que no último torneio mundial de flag football, disputado em Israel em 2021, o Brasil Onças feminino obteve resultado histórico e terminou a competição em quarto lugar na competição.

Em dezembro do ano passado, a Seleção Brasileira de Flag Football conquistou o 1º Sul-Americano da modalidade organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) em Itapecerica da Serra-SP.

O que é o flag football
O flag footbal é uma modalidade derivada do futebol americano, mas que não possui contato físico entre os atletas. Nas partidas, os atletas levam as fitas amarradas nas cinturas, e o objetivo principal é retirar as bandeiras (flag no Inglês) do adversário. Essa ação simula o tackle da NFL e significa o fim de uma jogada. Contudo, é importante ressaltar que o impacto físico e a força utilizada pelos jogadores de futebol americano para bloquear os ataques não existem no flag.

A expectativa é que o flag football faça parte do programa dos Jogos Olímpicos de 2028 que serão realizados em Los Angeles, nos Estados Unidos. A NFL ratificou apoio à Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) para alcançar esse objetivo.

Confira as convocadas
Alessandra Rodrigues – Spartans (SP)
Amanda Boabaid – Coritiba Crocodiles (PR)
Ester Alencar – Rio Preto Weilers (SP)
Gabriela Bankhardt – Desterro Atlentis (SC)
Júlia Guimarães - Spartans (SP)
Karoline Furoni – Caipiras (SP)
Kely Araújo – Vasco Almirantes (RJ)
Lara Nesralla – Cobrarés (MS)
Luiza Calaça – Vasco Almirantes (RJ)
Pamella Pereira - Phoenix (SP)
Taísa Alencar - Cobrarés (MS)
Thamires Soares – Vasco Almirantes (RJ)

Suplentes
Karolne Priscyla – Vasco Almirantes (RJ)
Lara Torelli – Vasco Almirantes (RJ)
Milena Ajiki - Cobrarés (MS)
Pamela Peres – Vasco Almirantes (RJ)
Vitória Santana – Caniballs (SP)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter