Queimadas São Francisco

Queimadas em San Francisco mudaram a cor do céu (AFP)

LANCE!
12/09/2020
11:16
Santa Clara (EUA)

As queimadas na Califórnia e, como consequência, a qualidade do ar afetada podem causar mudanças no duelo entre San Francisco 49ers e Arizona Cardinals e Los Angeles Rams e Dallas Cowboys pela semana 1 da NFL. O jogo entre 9ers e Cards está marcado para domingo (13), às 17h25, com transmissão para o Brasil pela Fox Sports. Já Rams e Cowboys marca a estreia do moderno estádio da franquia de LA e ocorre na noite de domingo, também com transmissão para o Brasil, na ESPN. No entanto, ambas partidas, podem sofrer alterações caso a qualidade do ar esteja em nível considerado não saudável para prática de atividade física.

Nesta manhã de sábado (12), a medição do índice de qualidade do ar apontou um nível de 183, em Santa Clara, na Califórnia, onde fica sediado o Levi Stadium, arena onde o confronto deverá ser disputado. O valor é considerado pouco saudável. Já em Inglewood, onde se localiza o SoFi Stadium, está em 146, considerado de risco para pessoas com problemas respiratórios. O protocolo da NFL pontua que jogos com marcação de qualidade do ar acima de 200 não são considerados seguros, podendo acarretar cancelamento ou realocação da partida para outro estádio.

- Qualidade do ar é um importante aspecto de um ambiente de jogo saudável. Vários fatores podem contribuir para a qualidade do ar, incluindo temperatura, umidade, poluição local, queimadas, atividade vulcânica e acidentes industriais. O maior risco a saúde ocorre quando o nível de partículas aumenta a um ponto que pode irritar vias aéreas e ocasionar problemas respiratórios, especialmente durante o exercício – diz política da NFL sobre o assunto.

A NFL vai monitorar de perto a situação ao longo deste sábado, para verificar a variação nos índices da qualidade do ar e, caso se apresente como risco aos jogadores e técnicos, a partidas podem ser realocadas para outras cidades.

- O departamento de operações da NFL vai trabalhar com o mandante do jogo e autoridades locais e estar preparado para realocar a partida se tiver uma evidência definitiva de que o índice de qualidade do ar continua consistentemente acima dos 200 por um período significativo, incluindo a véspera do jogo no estádio afetado – comunica outro trecho da política da NFL sobre a qualidade do ar.

Qualquer novidade sobre os duelos você poderá ler aqui no Lance!