Browns conquistam vitória eletrizante sobre Steelers e quebram tabu de 26 anos

A franquia de Cleveland não vencia uma partida de playoffs desde janeiro de 1995, e avança para a Divisional Round para enfrentar o Kansas City Chiefs após destruir Pittsburgh desde o início do jogo.

Kareem Hunt foge de defensores para anotar seu primeiro TD na partida
Kareem Hunt foge de defensores para anotar seu primeiro TD na partida (Twitter/Reprodução/Cleveland Browns)

Escrito por

O Cleveland Browns visitou o Pittsburgh Steelers nesta noite de domingo (10) e surpreendeu com uma vitória por 48-37. É a primeira vez que os Browns vencem uma partida de playoffs em 26 anos, e a equipe de Ohio avança para as semifinais da Conferência Americana (Divisional Round) para enfrentar os defensores do título, Kansas City Chiefs. Cleveland faz história também por vencer sem seu head coach, Kevin Stefanski, na lateral do campo chamando as jogadas, já que o treinador testou positivo para covid-19 durante a semana. O time também não contou com seu melhor cornerback, Denzel Ward, e Joel Bitonio, uma das estrelas dessa linha ofensiva, graças ao novo coronavírus. Entre os destaques da equipe estão os dois running backs: Nick Chubb e Kareem Hunt combinaram para 206 jardas de scrimmage e 3 TDs totais. Baker Mayfield também brilhou, com 263 jardas e 3 passes para TD, além de nenhum turnover ou sack cedido. Ben Roethlisberger terminou a noite com a bizarra estatística de 501 jardas aéreas, 4 TDs e 4 INTs para Pittsburgh.

Confira como foi!
O jogo começou pegando fogo: No primeiro lance do ataque dos Steelers, o center Maurkice Pouncey jogou o snap muito acima do alcance de Ben Roethlisberger, e após a bola rolar mais e mais jardas para trás, o defensive back Karl Joseph recuperou na endzone e abriu o placar para os Browns. Na campanha seguinte, Big Ben foi interceptado por M.J. Stewart, e Cleveland obteve ótima posição de campo para ampliar a vantagem. Baker Mayfield fez um passe curto para Jarvis Landry, e o slot receiver correu em direção à endzone para anotar o TD de 40 jardas. O ataque de Pittsburgh continuou desacordado em campo, enquanto os Browns seguiram atropelando: Kareem Hunt correu com a bola, quebrou múltiplos tackles e ampliou o placar para 21-0. Roethlisberger lançou mais uma interceptação, desta vez nas mãos de Sheldrick Redwine, que retornou até a linha de 15 do campo de ataque. Hunt quebrou tackles mais uma vez para anotar seu segundo touchdown da partida, fechando o passeio do primeiro quarto em 28-0.


Após quebrar o recorde de pontos marcados no primeiro quarto de uma partida de playoffs na história da NFL, Cleveland reduziu o ritmo de jogo e chutou seu primeiro punt da noite. Os Steelers não mudaram o passo do primeiro quarto, porém, e Big Ben lançou mais uma interceptação, após um passe desviado na linha de scrimmage e capturado por Porter Gustin. Os Browns não capitalizaram sobre o turnover desta vez, e devolveram a bola em mais um punt. Roethlisberger conseguiu encaixar passes e mover as correntes, levando a equipe a um touchdown de James Conner, que correu endzone adentro sem ser tocado. Mayfield devolveu na mesma moeda e conduziu uma rápida campanha para anotar seu segundo TD da noite, desta vez em passe para Austin Hooper. Pittsburgh conseguiu atravessar o campo em poucos segundos e chutar um field goal antes do intervalo. Placar ao fim do primeiro tempo: 35-10.

Os Steelers começaram uma reação no segundo tempo, e Eric Ebron anotou um touchdown após passe de Big Ben, mas um passe incompleto na conversão de dois pontos deu apenas seis pontos ao time da casa na campanha. A defesa de Pittsburgh continuou fazendo o dever de casa e forçou mais um punt dos Browns. O ataque conduziu outra campanha impressionante, e Roethlisberger lançou mais um TD, desta vez para JuJu Smith-Schuster em uma 4ª para gol na linha de 5. Com o ponto extra, os Steelers deixaram o placar em 35-23 no final do terceiro período e tornaram o jogo interessante de novo.


No último período, porém, os Browns acordaram após o cochilo no terceiro quarto, e voltaram a pontuar, desta vez com Nick Chubb recebendo o passe e destruindo a defesa com jardas após a captura. Pittsburgh não demonstrou ter sentido o golpe, e respondeu rapidamente com uma recepção de Chase Claypool para TD. Com mais uma falha em conversão de dois pontos, 42-29 para o time visitante com 11 minutos restantes. O drive seguinte resultou em apenas um field goal para os Browns, mas o ponto mais importante foi gastar uma parte generosa do cronômetro, deixando seus rivais de divisão mais apertados contra a parede, precisando marcar 16 pontos em menos de quatro minutos e meio. Para tristeza da torcida dos Steelers, porém, Roethlisberger lançou mais uma interceptação, a quarta da noite, fechando o caixão da temporada de Pittsburgh. Cleveland chegou a chutar mais um field goal para ampliar o placar para 48-29, e o time da casa conseguiu marcar seu último touchdown do jogo, mais uma vez com Claypool. Uma conversão de dois pontos de James Conner fechou o jogo em 48-37, marcando a primeira vez na história da NFL em que uma partida terminou com este placar.

Com a histórica vitória de hoje os Browns seguem na estrada e enfrentam os Chiefs na semana que vem. Kansas City chega com praticamente três semanas de descanso, já que não jogaram na rodada de Wildcard e descansaram seus titulares na semana 17. Os Steelers encerram a temporada de forma amarga, perdendo para seu rival de divisão que era mais historicamente freguês jogando em PIttsburgh na era Big Ben/Mike Tomlin. A franquia deve passar por algumas mudanças na comissão técnica, além de ter que lidar com vários jogadores entrando na free agency em 2021, como, por exemplo, JuJu Smith-Schuster. O jovem wide receiver, aliás, que terá que lidar com muita provocação após o jogo de hoje. Apesar da boa atuação, ele esnobou os Browns em entrevista na semana que antecedeu a partida, e agora terá que pagar a língua.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter