Baylor executa plano defensivo com perfeição e derruba invencibilidade de Oklahoma

Defesa do técnico Dave Aranda frustrou o poderio ofensivo de Oklahoma e saiu com triunfo em duelo no Texas

gerry bohanon baylor bears
Gerry Bohanon celebra touchdown dos Bears (Baylor Football)

Escrito por

Mais um invicto caiu na temporada do College Football. Oklahoma Sooners, do quarterback calouro Caleb Williams, foi dominada por Baylor Bears, rival de Big 12, no McLane Stadium, em Waco, Texas. Os mandantes venceram a partida por 27 a 14, com uma bela exibição defensiva.

O quarterback de Baylor Gerry Bohanon se destacou com seu jogo corrido. Foram nove tentativas para 107 jardas e dois touchdowns, um deles de 28 jardas. Ele também teve 12 passes completos para mais 117 jardas, um touchdown e uma interceptação. O wide receiver Tyquan Thornton foi o alvo de uma bola na endzone e teve quatro capturas para 41 jardas. Abram Smith também foi um dos personagens do clássico, ele dominou as trincheiras com 20 carregadas para 148 jardas, a mais longa de 75.
Mas a vitória pode ser colocada na conta da defesa dos Bears que conseguiram cinco sacks e forçaram duas interceptações em cima de Caleb Williams. Os cornerbacks Kalon Barnes e AJ Walcott foram os batedores de carteira da tarde e o linebacker Terrel Bernard foi o nome da defesa com quatro tackles e dois sacks.

Caleb Williams teve seu pior jogo até o momento com Oklahoma, culminando com sua ida ao banca de reservas e sendo substituído por Spencer Rattler, outrora titular do programa. Williams completou somente 10 dos seus passes para 146 jardas e sendo interceptado duas vezes, conforme já mencionado anteriormente. O running back Kennedy Brooks correu 13 vezes para 51 jardas e um touchdown.

A partida não começou muito bem para nenhum dos dois lados. Baylor teve sua primeira campanha focada basicamente no jogo terrestre. Foram 12 jogadas até chegar a red zone dos Sooners. Com a bola na linha de quatro, faltando duas jardas para o first down, o quarterback Gerry Bohanon tentou um passe para Tyquan Thornton incompleto, turnover on downs.

O ataque mandante voltou a campo menos de um minuto depois graças a ótima pressão defensiva em cima do calouro Caleb Williams dentro da end zone que tentou um passe em profundidade e foi facilmente interceptado por Kalon Barnes na linha de 38 do campo de ataque.

Todavia, mesmo com a ótima posição, o ataque terrestre de Baylor com Trestan Ebner não fluiu e Isaiah Hankins entrou para tentativa de conversão para 51 jardas, sem sucesso saindo à direita do Y. A cortesia foi devolvida por Oklahoma da mesma distância, o ataque foi parado na linha de 34 e Gabe Brkic teve a chance de tirar o zero do placar, porém o field goal foi para fora.

No início do segundo quarto, foi a vez de Gerry Bohanon dar um verdadeiro presente para defesa dos Sooners, com o colapso do pocket o quarterback de Baylor forçou um passe para lateral do campo que foi facilmente capturada por Delarrin Turner-Yell. Desta vez, a equipe de Lincoln Riley aproveitou bem o turnover. Caleb Williams tirou Oklahoma do buraco com um passe de 14 jardas para Michael Woods II, que ainda sofreu uma face mask no fim da jogada, dando 15 jardas a mais de graça.
Depois Kennedy Brooks disparou 18 jardas até a linha de 20 com uma ótima corrida contando com bloqueios. Williams se viu em outra situação de conversão de terceira descida e tirou outra big play da manga acionando um passe de 15 jardas para Eric Gray. Por fim, o quarterback com as próprias pernas entrou na end zone para abrir o marcador, 7 x 0.

Baylor respondeu na mesma moeda, a campanha começou já com um first down rápido, recepção de 10 jardas para Thorton. Em seguida, Abram Smith apareceu com duas corridas explosivas para mais de 10 jardas. Bohanon, na segunda jogada de passe do drive, conectou em profundidade para Drew Estrada que fez a recepção na linha de 19 do campo ofensivo. A defesa dos Sooners ainda cometeu face mask o que avançou a bola mais 10 jardas. Com duas tentativas de corridas nos primeiros dois downs, Bohanon finalizou a campanha com o mesmo cara que a começou Tyquan Thornton com a recepção no canto da end zone, 7 x 7. Antes do fim do primeiro tempo, o kicker de Oklahoma Gabe Brkic desperdiçou mais um chute de field goal, desta vez de 40 jardas.

Os Bears começaram o segundo tempo já com uma bela big play com Bohanon correndo para 28 jardas até a linha de 37 do campo ofensivo. Mas a defesa dos Sooners conteve mais avanços do ataque mandante e Isaiah Hankins colocou Baylor pela primeira vez a frente do placar com um field goal de 32 jardas, 10 x 7.

A tarde não parecia ser as das melhores para Caleb Williams e o quarterback dos Sooners sofreu sua segunda interceptação no jogo. A defesa dos Bears mandaram blitz, o pocket colapsou e o jovem QB mandou um passe profundo em direção a sideline com absolutamente ninguém de branco próximo. Al Walcott subiu para ficar tranquilamente com a bola.

Para a sorte dos Sooners, a defesa forçou fumble para cima de RJ Seed que tentava avançar após receber um screen. Mas a secundária fez um sanduíche do recebedor dos Bears que soltou a carne e foi recuperada por Nik Bonitto na linha de 25 do campo de defesa. Baylor ampliou a vantagem já com a partida no último quarto, Abram Smith ligou o turbo na primeira jogada, disparou para 75 jardas e só foi tackeado na linha de oito. Justin Broiles cometeu uma falta pessoal colocando a bola ainda mais na cara da end zone. Depois, o próprio Bohanon anotou o touchdown com uma corrida curta de cinco jardas, 16 x 7.

A defesa dos Bears forçou mais uma jogada negativa para o time visitante, Spencer Rattler sofreu um sack para perda de nove jardas o que resultou o terceiro punt seguido dos Sooners no confronto. A equipe de Lincoln Riley desapareceu da partida depois do touchdown convertido no início do segundo quarto e mais uma vez saiu de campo com as mãos abanando.

Baylor fez a campanha seguinte da melhor forma possível, conquistando first downs com um ótimo trabalho do jogo terrestre. A primeira grande jogada foi de Abram Smith que tirou os Bears mais uma vez da encrenca movendo as correntes com uma corrida de 15 jardas para o first down. Uma das poucas chamadas de passe no drive, Bohanon acertou RJ Sneed para 20 jardas até a linha de 35 já do campo de ataque. Por fim, o touchdown veio com uma sequência de quatro corridas com um total de 35 jardas ganhas. O quarterback dos Bears quebrou um tackle, fez dois cortes para esquerda e correu 14 jardas até a terra prometida, 22 x 7.

Mas os Sooners mostraram que ainda estavam vivos na partida. Caleb Williams em duas jogadas colocou o ataque de Oklahoma na red zone dos Bears com direito a um míssil de 50 jardas para Jadon Haselwood. Depois, o calouro conquistou uma primeira descida com uma corrida para 12 jardas e Kennedy Brooks fechou a campanha relâmpago com o touchdown, 22 x 14.

Baylor quase se complicou nos dois minutos finais da partida, com um fumble sofrido por Bohanon, mas foi recuperado pelo próprio. Ainda deu tempo de Isaiah Hankins fechar a partida com mais um chute de 32 jardas com o cronômetro estourando e, assim, derrubar a, até então, invicta Oklahoma Sooners por 27 x 14.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter