menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fernando Alonso prevê data para decidir aposentadoria da F1

Bicampeão mundial planeja decidir seu futuro antes do fim da temporada

a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 11/02/2026
12:00
Fernando Alonso, da Aston Martin, chega ao Texas para o GP dos Estados Unidos de F1 (Foto: Jim Watson / AFP)
imagem cameraFernando Alonso, da Aston Martin, chega ao Texas para o GP dos Estados Unidos de F1 (Foto: Jim Watson / AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Há 25 anos, Fernando Alonso iniciou sua carreira na Fórmula 1 e segue em ação desde então. A aposentadoria, no entanto, pode estar mais próxima do que os fãs esperam. O novo regulamento da elite do automobilismo mundial chega como divisor de águas para o espanhol.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

— Não sei, acho que este ano é preciso esperar um pouco mais porque a progressão e a evolução dos carros vai ser incrível. Em vez de melhorar um ou dois décimos com um pacote de atualizações, talvez melhore oito décimos ou um segundo. Então, acho que ao longo da temporada veremos grandes mudanças de desempenho por parte das equipes — disse o piloto, que completou:

— Tomar uma decisão em abril ou maio pode ser certo ou errado em setembro, depende de como forem as evoluções. Quanto mais se puder esperar, melhor. Essa seria a minha intenção, esperar até setembro para tomar uma decisão.

continua após a publicidade

Como destacado por Alonso, as atualizações e o possível crescimento na F1 serão um fator importante, mas não é só o que o espanhol analisa para seguir a carreira. A ideia é entender o trabalho realizado pela Aston Martin em todos os aspectos do esporte – dentro e fora das pistas.

— Não acho que seja apenas uma questão de desempenho. Tenho que ver como me sinto, quão motivado estou, quanto me pesam as viagens, os eventos, o marketing e tudo o que se faz fora da pista. Acho que a equipe vai melhorar muito desde o início do ano, vamos começar devagar e melhorar claramente. Isso vai ser motivador em relação à possibilidade de continuar, ver que o carro está a melhorar e que vamos melhorar os resultados.

continua após a publicidade

➡️ Semana de testes do Bahrein da F1 2026: confira horários e onde assistir

A mudança no regulamento técnico da F1 para 2026 alterou o panorama competitivo entre os 22 pilotos – uma novidade do grid. Com isso, torna-se difícil prever quais times disputarão o título e quais ficarão nas posições intermediárias ou no fundo da tabela.

Apesar de preferir esperar até setembro, Alonso reconhece que pode enfrentar pressão da Aston Martin para definir seu futuro mais cedo, devido à movimentação no mercado de pilotos.

— Mas para poder tomar uma decisão 100% segura é preciso esperar o máximo possível… se a Aston Martin aguentar. Porque o que você quer é uma coisa, mas se a equipe quiser saber na primavera se vai continuar ou não, para não ficar sem opções de outros pilotos que estejam no mercado, terei pressão para tomar uma decisão o mais rápido possível — concluiu.

Fernando Alonso, da Aston Martin, e Oscar Piastri, da McLaren, em ação no treino livre do GP da Holanda pela F1 2025 (Foto: JOHN THYS / AFP)
Fernando Alonso, da Aston Martin, e Oscar Piastri, da McLaren, em ação no treino livre do GP da Holanda pela F1 2025 (Foto: JOHN THYS / AFP)

➡️ Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

+Aposte na vitória de Gabriel Bortoleto na F1
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

  • Matéria
  • Mais Notícias