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Na estratégia, Norris faz brilhante atuação para vencer o GP da Hungria na F1

Gabriel Bortoleto terminou a classificação na sétima colocação

McLaren's British driver Lando Norris competes during the qualifying session of the Formula One Hungarian Grand Prix at the Hungaroring circuit in Mogyorod, near Budapest, Hungary, on August 2, 2025. (Photo by Attila KISBENEDEK / AFP)
imagem cameraLando Norris durante etapa do GP da Hungria pela F1 2025 (Foto: Attila KISBENEDEK / AFP)
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Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 03/08/2025
09:58
Atualizado em 03/08/2025
12:21

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Lando Norris voltou a vencer na Fórmula 1 e conquistou o GP da Hungria, no Circuito de Hungaroring, na manhã deste domingo (3). O britânico aproveitou de uma bela estratégia da McLaren para tomar a liderança com apenas uma parada. Oscar Piastri e George Russell completaram o pódio, e Gabriel Bortoleto foi eleito o melhor piloto da corrida.

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Bortoleto terminou a corrida na sexta colocação. O brasileiro conseguiu somar mais oito pontos, além de superar seu companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que cruzou a linha de chegada na 13ª posição.

O destaque negativo da corrida foi Charles Leclerc e a estratégia da Ferrari. Sem vaga no pódio, o monegasco desperdiçou a brilhante pole position conquista na etapa de classificação no sábado (2).

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Como foi a corrida?

Foi liberada a volta de formação para aquecimento dos pneus

Largada autorizada

A largada foi marcada pela força de prontidão de Charles Leclerc, que saiu com rapidez para garantir a primeira colocação com autoridade. Entre as McLarens, parecia que Lando Norris poderia avançar para roubar a segunda colocação do companheiro Oscar Piastri, o que não aconteceu.

O australiano se defendeu com maestria sua posição, mas quase foi superado por George Russell que vinha logo atrás. A forte largada do britânico o ajudou a assumir a colocação de Norris, que se atrapalhou e foi ultrapassado também por Fernando Alonso.

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Gabriel Bortoleto e Max Verstappen superaram com facilidade Lance Stroll para vencer uma posição cada um. Pouco tempo depois, Norris tomou de volta a posição de Alonso em quarto colocado, ficando ainda atrás de Russell.

Forte atrás de Alonso, Bortoleto rodava mais rápido que o veterano da Aston Martin e mantinha a distância por menos de 1 segundo. Apesar disso, um problema pode atrapalhar a corrida do brasileiro. Segundo a FIA, parece que o novato - assim como Nico Hulkenberg - queimaram a saída com uma largada falsa.

O primeiro piloto a ir para os boxes foi, inclusive, o alemão Hulkenberg, que começou com compostos macios e trocou para os médios. Enquanto isso, foi confirmado que o fim da investigação contra os pilotos da Sauber - brasileiro sem punições, enquanto companheiro levou 5 segundos.

O forte ritmo dos carros da McLaren é o grande destaque da temporada de 2025 da Fórmula 1. A qualidade da equipe, no entanto, não assustou Leclerc com sua Ferrari nas primeiras 11 voltas do GP da Hungria. O monegasco abriu com facilidade quase 3 segundos de diferença.

Ainda na parte de cima da tabela, Verstappen se mantém na cola de Bortoleto pela segunda colocação. O holandês esteve a menos de 1 segundo por algumas voltas, mas problemas com os pneus parecem ter retardado o piloto da Red Bull. Com isso, a vantagem do brasileiro subiu para 1,3 segundos.

Momento de estratégias e pressões

A largada intensa mudou significativamente o grid definido nas classificatórias. Após esse forte início, houve uma certa estagnação nas movimentações em pista, o que pode ser justificado pelas estratégias de apenas uma parada. Essa escolha fará o piloto evitar forçar os compostos "desnecessariamente" para preservação.

Após Hulkenberg, que foi aos boxes na sexta volta, a volta 16 foi marcado pelo pit stop de Alex Albon e Esteban Ocon. O primeiro escolheu pelo médio, enquanto o piloto da Haas ficou com os duros.

Verstappen decidiu ir para os boxes, e tudo indica que a estratégia seja tentar um undercut para cima de Bortoleto. O holandês colocou os pneus duros. Em seguida, foi a vez de Piastri tentar o mesmo sobre Leclerc, que se mantém na liderança.

A média é de 20 segundos de perda de tempo no pit stop. Com isso, o tetracampeão mundial da Fórmula 1 voltou a pista na 16ª colocação, atrás de Hulkenberg. Ainda no topo, o australiano da McLaren perdeu "apenas" duas posições e voltou em quarto lugar.

Bortoleto registrou um problema com a reposta do carro através do rádio. Apesar disso, se manteve fora dos boxes e aproveitou para subir uma posição com a ida de Russell para o pit stop, o que não durou. Após o retorno a pista, o britânico conseguiu uma limpa ultrapassagem para cima do brasileiro.

Junto do veterano da Mercedes, Leclerc aproveitou para ir aos boxes, o que deu a liderança provisória para Norris. Não demorou também para Russell ultrapassar Alonso, que tinha pneus desgastados.

Em mais um fim de semana difícil, Hamilton conseguiu recuperar a sua posição de largada e ainda avançou mais uma. O heptacampeão mundial ainda reportou problemas para ultrapassar o novato Isack Hadjar em busca pela décima colocação.

Grande acerto de Norris e McLaren

Também pelos rádios, um pouco antes, Piastri e o engenheiro discutiam a dificuldade e improbabilidade de continuar com a estratégia de apenas uma parada. A situação é bem diferente para Norris, no entanto, que ainda não foi para os boxes e tenta segurar Leclerc com o mesmo jogo por 40 voltas - o que não deve acontecer, já que a diferença cai cada volta mais.

A briga pelo título da temporada de 2021 fez uma breve aparição na volta 30, quando Verstappen foi para cima de Hamilton pela 10ª colocação. Ao forçar a ultrapassagem, o holandês jogou para cima do adversário e um leve toque aconteceu entre os carros. O piloto da Ferrari levou a pior nessa briga, ao ser jogado para fora da pista; o britânico voltou rapidamente para o circuito.

Como esperado, a estratégia de parar apenas uma vez caiu por terra para Norris na volta 31. Ele foi chamado para os boxes para evitar perder segundos decisivos contra o Leclerc. Em busca da reviravolta perfeita, a McLaren bateu o recorde de pit stop mais rápido da temporada com 1,9 segundos apenas.

A diferença entre Leclerc e Piastri voltou a aumentar para mais de 2 segundos. Vale destacar que as chances são enormes de ambos pararem mais uma vez, assim como Russell que vem logo em seguida. Com isso, a vitória da etapa pode cair no colo de Norris, com sua estratégia de apenas uma parada.

Na metade da prova, os pilotos Alonso, Bortoleto, Lawson, Stroll e Hamilton ainda não foram para os boxes. Entre os cinco, o canadense Lance foi o primeiro a parar para trocar os pneus, de médios para duros, seguido do companheiro de Aston Martin. Bortoleto e Lawson pararam apenas na 41ª volta.

Blefe na fase final pode ser decisivo

Piastri assumiu a liderança pela primeira vez na etapa da Hungria. Sem ultrapassagens conquistadas, o australiano utilizou do famoso blefe para superar Leclerc no topo da tabela.

O anúncio foi feito pelo rádio da McLaren que o líder do Mundial de Pilotos entraria nos boxes para tentar chegar forte ainda, pelo menos, contra Norris - adversário direto no campeonato da Fórmula 1. Apesar disso, foi o piloto da Ferrari que entrou no pit para a segunda troca de pneus, o que manteve Piastri na pista.

Momentaneamente foi uma boa estratégia, mas, como esperado, Piastri precisou ir entrar para fazer a troca na volta 48, e a liderança caiu para o Norris mais uma vez. A McLaren voltou a repetir o melhor tempo de pit stop com 1,9 segundos.

De volta com foco para o Brasil, Bortoleto faz voltas com excelentes tempos e se mantém na cola de Alonso na luta pela quinta colocação. Os dois pilotos subiram uma posição com a ida de Verstappen para os boxes. Um problema relatado no carro de Oliver Bearman fez com que o novato aposentasse sua Haas.

Enquanto isso, a superioridade da McLaren enfim resolveu dar as caras no topo da tabela. Piastri conseguiu ultrapassar Leclerc na volta 51 para assumir a vice-liderança, logo atrás do companheiro Norris. A desvantagem do australiano cai mais a cada volta, chegando a menos de 6 segundos em apenas 3 voltas.

O aval para acelerar tudo foi dado para Bortoleto, na volta 60, para a disputa da quinta colocação contra Alonso. A disputa continua forte também entre as duas McLarens, que diminuíram a diferença para menos de 3 segundos.

Enquanto a estratégia "Papaya" deu certo, as escolhas da Ferrari não favoreceram a corrida Leclerc. O monegasco perdeu a vantagem da pole position contra as McLaren e ainda perdeu sua vaga no pódio com uma tensa ultrapassagem de Russell na volta 62.

Está cada vez menor a vantagem de Norris. A oportunidade de uma única parada parecia a coisa certa a se fazer para o britânico, mas a velocidade, talento e novos pneus de Piastri foram o grande destaque nessa disputa entre companheiros.

Faltando duas para o fim, os medalhões da Fórmula 1 - Verstappen e Hamilton - não tiveram resultados empolgantes na corrida do GP da Hungria. A última parada do holandês o deixou "preso" atrás de Liam Lawson na nona posição, enquanto o britânico voltou a sua colocação de largada, onde permaneceu até o fim.

A penúltima volta contou com a tentativa decisiva de Piastri para cima de Norris, mas uma travada na roda traseira atrapalhou seus planos. O australiano entrou demais na volta e precisou evitar uma possível batida com o companheiro. Com isso, Lando Norris conquistou mais uma vitória na temporada de 2025 na Fórmula 1. Oscar Piastri e George Russell fecharam o pódio no GP da Hungria.

Eleito o melhor da corrida, Gabriel Bortoleto finalizou em sexta colocação, atrás apenas de Alonso e Leclerc, além do top-3. O brasileiro conquistou uma posição em relação a de largada.

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Quem lidera a F1?

Atualmente, desde o GP de Miami, Oscar Piastri mantém a vantagem sobre Lando Norris e se firmou como o líder da Fórmula 1. A liderança foi, mais uma vez, confirmada com a forte vitória no GP da Bélgica. O australiano soma 266 pontos, 16 a mais que o companheiro de equipe. No campeonato das equipes, quem está na melhor é a McLaren, com 417 pontos.

Oscar Piastri no GP da Austria (foto: Denes Erdos / POOL / AFP)
Oscar Piastri no GP da Austria (foto: Denes Erdos / POOL / AFP)
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