Medalhista nos Jogos da Juventude por São Paulo, jovem de 16 anos projeta futuro no triatlo
Malu Simão completou a disputa de sua primeira competição regida pelo Comitê Olímpico do Brasil na terceira colocação do feminino

- Matéria
- Mais Notícias
O Estado de São Paulo foi bem representado na disputa dos Jogos da Juventude de 2023 no triatlo, em Ribeirão Preto (SP). A jovem Maria Luiza Simão, de apenas 16 anos, completou a prova no individual feminino na terceira colocação, em sua primeira competição regida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A meta, agora, é se destacar no ranking nacional.
Essa foi a primeira grande disputa da jovem, que já havia se sagrado vice-campeã Brasileira infantil em 2022, e campeã paulista, no mesmo ano. Nessa temporada, conquistou a vaga como representante de São Paulo nos Jogos, e garantiu o bronze com o tempo de 24"40'200, a apenas 190 décimos da segunda colocada, Kawani Sofia (PE), na última quinta-feira (7). A campeã foi Maria Clara Cunha (GO), com 24"23'930.
- É muito gratificante participar da primeira disputa do Triathlon nos Jogos da Juventude. Ter conquistado o pódio e representar São Paulo e o Sesi, então, ainda mais – disse Maria Luiza, antes de relembrar o bronze:
- A chegada no individual foi muito tensa. Estava dando meu máximo para completar a prova, cheguei totalmente exausta, e caí para o terceiro lugar na linha de chegada. Mas estou muito contente com a conquista.
Na última sexta-feira (8), a jovem participou da prova por equipes mistas, junto com o representante de São Paulo Rodrigo Rigonato. Com o masculino primeiro, Maria iniciou sua disputa na oitava colocação e finalizou três posições à frente, em quinto, com 49"22'640.
A dupla vencedora da prova foi a de Goiás (Maria Clara e Guilherme Quintao), com o tempo de 46"57'090, seguido por Paraná (Angelina Carvalho e Arthur Morer), com 47"12'350 e Pernambuco (Kawani e Guilherme Henrique). Atleta do Sesi de São Carlos, no interior de São Paulo, Maria Luiza passou a treinar com a equipe de alto rendimento há apenas dois meses, e já mostra bons resultados para sua idade. Segundo seu treinador, Paulo Vitor, é possível esperar grandes feitos da jovem.
- A Maria tem um ano de treinamentos apenas. Há um mês e meio subiu de equipe e está treinando com o alto rendimento. No último mês ela já teve uma evolução significativa nas três modalidades. Então, já imaginávamos que ela brigaria pelas primeiras posições, mas surpreendeu com um ótimo desempenho na natação e ciclismo – disse o treinador que a acompanhou nos Jogos, Paulo Vitor, que finalizou:
- Ela tem um grande potencial. É muito focada e empenhada nos treinos e objetivos dela. É uma grande promessa da equipe do Sesi-SP, e fará sua estreia na categoria de alto rendimento no mês que vem, no Campeonato Brasileiro em Brasília. Esperamos que ela tenha um grande resultado e possa abrir portas para o cenário internacional, assim começamos a tão jornada olímpica em breve -, finalizou.
O Sesi tornou-se uma das maiores referências da modalidade no Brasil, revelando nomes como Manoel Messias, medalhista no Circuito Mundial, campeão da Copa do Mundo e dos Jogos Pan-Americanos, e Luisa Baptista, que soma os mesmos feitos em Pan-Americanos, Copas e Mundiais.
No início de sua carreira, ainda nas categorias de base, Maria Luiza, inclusive, participava de suas provas com o antigo macacão de Baptista, uma das melhores atletas da modalidade na história do esporte brasileiro.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
- Tenho muita admiração por eles (Luisa e Manoel). Vejo o quanto é difícil passar por cada fase de evolução dentro do esporte. Pensar que eles já passaram por tudo isso e nunca desistiram, é de brilhar os olhos. Me inspiro neles para conseguir o que conseguiram, e nunca desistir. Minha meta, agora, é me profissionalizar e disputar competições internacionais – comentou Maria.
Na última atualização do ranking brasileiro de Triatlo Sprint, em 2022, Maria figurou na sexta colocação geral, com a disputa de apenas uma das três etapas do calendário. No próximo mês, a jovem disputará o Campeonato Brasileiro, em Brasília, no dia 14 de outubro.
- Matéria
- Mais Notícias


















