Justiça decide que Panini deve indenizar atleta por causa de álbum da Copa do Mundo

Caso faz referência ao álbum da Copa do Mundo de futebol feminino de 2011

Álbum da Copa do Mundo 2022
Álbum da Copa é febre mundial e é licenciado para Panini pela Fifa (Foto: Reprodução/Internet)

Escrito por

A Panini foi condenada a pagar uma indenização de R$10 mil a jogadora Salome Ghyslaine, que defendeu Guiné Equatorial durante a Copa do Mundo Feminina de 2011por causa de figurinhas com sua imagem que foram comercializadas após o fim do período previsto em contrato. A informação é do 'Uol Esportes'.

+ Quem leva a Champions League 22/23? Veja o Favoritômetro do LANCE!

As vendas poderiam ser feitas até o fim do ano de 2011, porém a Panini estaria vendendo as figurinhas até hoje, o que levou a atleta a buscar seus direitos. 

A Panini alegou que a utilização da imagem da atleta estava protegida pelo contrato de licenciamento e a venda era feita para atender a demanda de colecionadores. 

+ Valor mínimo para completar álbum da Copa assusta; saiba mais

Apesar disso, o juiz Luís Eduardo Scarabelli, do Juizado Especial Cível e Criminal de São Paulo, resolveu dar razão à atleta.

- Pelo menos, até 29 de junho de 2021, era possível comprar figurinhas com a imagem da autora, de modo que se pode afirmar pela continuidade da violação do direito de imagem ao longo dos anos. Não há dúvidas de que a Panini descumpriu o negócio jurídico - disse o juiz, na decisão.

A Panini é licenciada pela Fifa na produção de álbuns de figurinhas das Copas do Mundo masculina e feminina. A deste ano, por exemplo, é sucesso de procura no Brasil.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter