Globo resolve imbróglio financeiro com a Fifa, retoma parceria e confirma Copa do Mundo 2022

Diferentemente da Libertadores, Globo faz acordo com dona dos direitos da próxima Copa do Mundo, no Qatar, para quitar pendências financeiras, segundo portal

Troféu da Copa do Mundo
Após título da França na Copa 2018, na Rússia, Copa do Mundo 2022 será no Qatar (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

Escrito por

A Globo conseguiu resolver sua pendência financeira com a Federação Internacional de Futebol (FIFA) e está garantida novamente como a dona dos direitos de transmissão no Brasil para a próxima Copa do Mundo, em 2022, no Qatar. Fifa e Globo chegaram a se desentender em 2020 após a emissora solicitar uma renegociação de valores que seriam pagos.

+  Confira a tabela de jogos do Brasileirão e fique por dentro da classificação


A informação é do portal Uol. Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, a Globo abriu um processo para atrasar pagamentos de US$ 90 milhões para a Fifa pela competição. A emissora alegava que seria preciso rever o contrato firmado por conta da grave baixa de financeira ocasionada pela pandemia. A entidade discordou e, de acordo com o site, ameaçou cobrar a "dívida" cobrança na Suíça

Internamente, por conta da longa parceria entre as instituições, a questão era vista como resolvida. Já em março deste ano, a situação parecia estar encaminhada, afinal, ambas as partes notaram que não seria preciso qualquer briga judicial. Não foi feito nenhum reajusto nos valores. Apenas foi refeito o cronograma de pagamentos. 

- Fifa e Globo resolveram todas as questões pendentes de pagamentos. Todos os procedimentos legais foram retirados e a Globo continua a ser um parceiro de Broadcast da Fifa - disse a Fifa ao portal. 

ACORDO COM FIFA VAI NA CONTRA-MÃO DA CONMEBOL
A situação amigável com a Fifa serve de exemplo para a Globo refazer seu contato com a Conmebol. Afinal, também sendo instituições parceiras à longo prazo, a Libertadores deixou a emissora carioca após um pedido parecido. A Globo havia solicitado uma redução nos valores totais pela exibição diante do agravamento financeiro com a pandemia. A Globo rompeu o acordo de US$ 60 milhões anuais, e tentou negociar um montante menor. A competição sul-americana foi para o SBT.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter