menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Entenda gesto do protocolo antirracista feito por árbitro brasileiro no Mundial

Juiz da partida entre Real Madrid e Pachuca, Ramon Abatti executou procedimento da Fifa

Ramon Abatti Abel executou procedimento do protocolo antirracista determinado pela FIFA
imagem cameraRamon Abatti Abel executou procedimento do protocolo antirracista determinado pela FIFA
Avatar
Matheus Andrade
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 22/06/2025
18:48
Atualizado em 22/06/2025
19:21

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nos minutos finais da partida entre Real Madrid e Pachuca, no Mundial de Clubes, o árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel executou os procedimentos do protocolo antirracista determinado pela FIFA. O caso ocorreu após um desentendimento entre o zagueiro Rudiger e o capitão do time mexicano, Gustavo Cabral. A partida precisou ser paralisada por alguns minutos, até que a situação fosse contida.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! Fora de Campo no WhatsApp e saiba o que rola fora das 4 linhas

Rudiger e Cabral discutiram e o zagueiro merengue saiu bastante revoltado. Logo depois, o árbitro brasileiro fez o gesto em que aciona o procolo antirracista em campo. Imediatamente após a sinalização, o sistema de som do Bank of America Stadium, em Charlotte, Carolina do Norte, foi acionado e o público presente foi informado sobre o que estava acontecendo. 

Ramon Abatti Abel executou procedimento do protocolo antirracista determinado pela FIFA<br>(Foto/ Cazé TV)
Ramon Abatti Abel executou procedimento do protocolo antirracista determinado pela FIFA<br>(Foto/ Cazé TV)

O árbitro brasileiro não flagrou um caso de injúria racial contra o jogador do Real Madrid. Contudo, ele foi informado pelos colegas da equipe de arbitragem da partida. Com o gesto de “X” com os braços, Ramon Abatti Abel, então, registrou a situação. Vale ressaltar que todos os procedimentos fazem parte da determinação instituída pela Fifa neste ano.

continua após a publicidade

Como funciona o protocolo antirracista:

  • O árbitro deve parar e pedir um anúncio (ao sistema de som e/ou telão) exigindo o fim do comportamento racista;
  • Caso os atos continuem, o árbitro pode suspender a partida temporariamente, com a saída dos times de campo e um novo anúncio de advertência;
  • Se o comportamento ainda persistir, o árbitro pode determinar o fim da partida, com derrota do time associado aos atos racistas.

Sobre o jogo

Mesmo com um a menos por quase todo o confronto, o Real Madrid superou o Pachuca por 3 a 1 na Carolina do Norte, pelo Grupo H, e ficou mais perto da vaga no mata-mata do Mundial de Clubes. Ainda na primeira etapa, Jude Bellingham, Arda Güler e Federico Valverde balançaram as redes mexicanas - Elías Montiel descontou na segunda etapa - e garantiram a primeira vitória de Xabi Alonso no comando dos Merengues, debaixo de calor intenso na Carolina do Norte.

circulo com pontos dentroTudo sobre

  • Matéria
  • Mais Notícias