Zubeldía explica vitória do Fluminense contra o Flamengo: 'Não é por acaso'
Tricolor chegou a 54 pontos no Brasileirão

- Matéria
- Mais Notícias
Após a vitória do Fluminense por 2 a 1 contra o Flamengo no Maracanã, o técnico Luis Zubeldía falou em entrevista coletiva. O jogo pela 34ª rodada do Brasileirão, nesta quarta-feira (19), colocou o Tricolor mais próximo da vaga para a Libertadores em 2026.
➡️Fluminense vence Flamengo, que vê vantagem para o Palmeiras diminuir no Brasileirão
— Em várias partidas tivemos bons momentos. O jogo contra o Botafogo também foi bom. Contra o Atlético Mineiro foi bom, contra o Mirassol aqui foi bom. Enfim, tivemos vários jogos bons. Houve partidas em que jogamos bem, outras em que tivemos mais dificuldade, e outras em que o resultado, infelizmente, não foi o desejado. Mas, de modo geral, a equipe funcionou mais do que deixou de funcionar, porque não é por acaso que conquistamos mais vitórias. E isso é consequência de termos tido mais momentos positivos do que negativos. E a partida de hoje, embora tenha sido um jogo muito duro em todos os aspectos — era preciso estar muito concentrado pelo fato de enfrentarmos um dos líderes, e já vínhamos… uma sequência com Mirassol, Cruzeiro, Flamengo, todos os times que estão na parte de cima e têm tido um desempenho muito bom — então, há um motivo para isso, acontece por alguma razão.Precisávamos fazer um trabalho muito bom em todos os níveis para realizar o jogo que fizemos hoje. É impossível fazer uma partida perfeita: alguns erros iríamos cometer, porque o futebol é assim. Não importa o quanto você esteja bem, mas também o que o rival te permite fazer. No primeiro tempo conseguimos nos defender bem e criar chances de gol. No segundo tempo nos defendemos bem, mas já não conseguimos ter nossas oportunidades de gol. Mas, enfim, foi muito bom.
Com o triunfo, o Fluminense chegou aos 54 pontos, pulando para a sexta posição. Já o Flamengo, com 71, vê o Palmeiras na sua cola. Afinal, a equipe paulista, que encara o Flu na próxima rodada, empatou com o Vitória por 0 a 0 nesta quarta e chegou aos 69 pontos. Assim, diminuiu a diferença entre líder e vice-líder para dois pontos.
Outras respostas de Zubeldía
Desempenho fora de casa
Sinto que a maioria das equipes, quando jogam fora de casa, diminuem. É algo natural, o rendimento cai. Exceto dois ou três times que estão na parte de cima da tabela. Por isso eles se mantêm lá em cima. Geralmente, também têm elencos muito fortes. Uma série de coisas que não vêm ao caso agora. Mas, se Deus quiser, no ano que vem poderemos fazer partidas melhores como visitantes. Tomara, porque esse é o desafio do Fluminense. Mas não é simples.
Clássico Fla x Flu
Não quero cair na situação de elogiar um clássico só por elogiar, porque para mim os clássicos, seja com 15 mil pessoas, 50 mil, 60 mil, representam muito para as equipes que dirijo. Por isso sou muito respeitoso. Eu sei que a dor é em dobro quando você não ganha, e a alegria é em dobro quando você vence. Por exemplo, temos o Mário, que é o presidente. O Mário nasceu e cresceu em um bairro muito próximo daqui. Então, para esse tipo de gente que ele representa, como representa todos os torcedores, porque é o presidente… Enfim, este clube está cheio de pessoas que são Fluminense desde pequenas. E há outros que não, que foram criando esse vínculo, como o Germán Cano, que nasceu na Argentina, mas hoje já tem a pele tricolor. E agora que vencemos, estou muito feliz, porque vejo toda a nossa gente contente.
Trabalho dos pontas
Um ponta do último terço ofensivo que, quando precisa trabalhar defensivamente, acaba ficando com o campo muito longo e possivelmente perde algumas condições. Hoje, quase todos os times do mundo fazem uma saída de 3 mais 2, ou 3 mais 1. Como o Flamengo, que às vezes te coloca seis jogadores, começou colocando cinco, depois seis e, depois, sete em linha. Começou a assumir mais risco. Então, diante desse contexto futebolístico, não vejo outra alternativa a não ser que os extremos formem uma linha de cinco ou até seis jogadores em alguns momentos. São trechos do jogo. Mas é algo totalmente contextual. Isso acontece hoje em todos os times do mundo. Como você ocupa os cinco corredores defensivos? Com quais jogadores você ocupa? Com um meio-campista? Com um meia? Não sei. É um bom tema porque é muito complicado. Antes, os times não construíam tanto. Agora qualquer equipe constrói.
O que vem por aí para o Fluminense?
O próximo jogo do Fluminense é contra o Palmeiras. As equipes se enfrentam no sábado, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque. No mesmo dia e no mesmo horário, o Flamengo encara o RB Bragantino no Maracanã.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense

Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















