Castilho, Romerito, Fred e Gum: ídolos marcaram confrontos entre Fluminense e Cerro Porteño
Em quatro duelos, Tricolor nunca perdeu para o time paraguaio e saiu vitorioso três vezes; última vez que clubes se enfrentaram foi na semifinal da Sul-Americana de 2009<br>

Na próxima terça-feira, o Fluminense segue na disputa da Libertadores. Em jogo válido pela ida das oitavas de final, o Tricolor encara o Cerro Porteño, às 19h15, no Estádio General Pablo Rojas. O confronto já aconteceu em quatro ocasiões anteriores, com três vitórias do clube carioca e um empate.
Embora a semifinal da Sul-Americana de 2009 esteja marcada na memória das torcidas, os outros duelos também contaram com a participação de ídolos e renderam grandes momentos.
A primeira vez que Flu e Cerro se enfrentaram foi em 1964, no Estádio de Puerto Sajonia, que receberia o nome de Defensores Del Chaco dez anos depois. O amistoso internacional terminou com empate por 2 a 2, com Oldair e Mateus marcando para o Fluminense. Porém, o destaque da partida foi o goleiro Castilho, um dos maiores ídolos da história tricolor.
O segundo embate aconteceu somente 20 anos depois, em 1984, na disputa do Troféu La Amistad. No Defensores Del Chaco, Romerito marcou o gol da vitória, e neste dia se consagrou como um carrasco do Cerro Porteño. O paraguaio, campeão brasileiro no mesmo ano pelo Fluminense, torcia para o Sportivo Luqueña, rival do El Ciclón no país e por isso contava com a antipatia dos azulgranos. Com a derrota por 1 a 0 em casa, Dom Romero ficou marcado como "persona non grata".
Em 2009, os clubes se reencontraram na semifinal da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, o time tricolor não foi intimidado no La Olla Azulgrana e o recém-chegado Fred fez o único gol da partida. Ao final, torcedores do Cerro Porteño apedrejaram o elenco visitante, que se protegeu no meio do campo.
+ Herói em 2009, Alan relembra Sula e destaca importância de líderes no Flu
Depois da confusão, a partida de volta, no Maracanã, carregava um clima de tensão. Nos primeiros minutos, o visitante abriu o placar e conseguiu segurar o resultado até os momentos finais. Aos 47 minutos do segundo tempo, Gum empatou para o Flu. Dois minutos depois, Alan virou o jogo e sacramentou a classificação tricolor.
Com a eliminação iminente, jogadores e comissão técnica do Cerro deram início à pancadaria que durou até as forças de segurança conseguirem controlar a confusão. A virada tricolor é lembrada até hoje pelas torcidas e é considerada um dos maiores episódios de superação do clube.
> Confira o chaveamento da Libertadores 2021
Se antes o Tricolor contou com ídolos para decidirem os confrontos, a realidade de terça não será a mesma. Fred lesionou a coxa direita no jogo contra o Ceará e está fora desta fase da Libertadores. Abel Hernández, seu substituto, segue como dúvida e deve desfalcar o time, assim como Bobadilla, terceiro centroavante. O zagueiro Nino foi convocado para a Seleção Olímpica e também não irá jogar. Assim, o técnico Roger Machado precisa ser criativo e buscar a vitória fora de casa com elenco misto.
Na Libertadores 2021, o Fluminense vem com mais confiança tendo em vista a fase de grupos. Com três vitórias, dois empates e uma derrota, o Time de Guerreiros se classificou para as oitavas em primeiro lugar do "grupo da morte", ficando na frente do River Plate.
O Cerro Porteño, por sua vez, fez campanha tímida e acumula três vitórias, um empate e duas derrotas. O paraguaio tem o pior saldo de gols da competição e balançou a rede apenas quatro vezes, contra dez comemorações do brasileiro. Mesmo que a história não possa se repetir de forma literal, todos os caminhos parecem apontar para as Laranjeiras mais uma vez.
*Estagiária sob a supervisão de Sergio Santana

Futebol Nacional
Vasco tem aproveitamento superior ao Fluminense em pênaltis; veja números
Há 5 horas
Fluminense
Zubeldía enfrenta dilema para escalar o Fluminense diante do Vasco
Há 7 horas
Fora de Campo
Fluminense x Vasco: vidente prevê jogo difícil no clássico carioca
Há 9 horas
Futebol Nacional
Fluminense e Vasco buscam protagonistas em clássico decisivo na Copa do Brasil
Há 9 horas
Futebol Nacional
Clima, show e amistosos retardaram evolução do gramado do Maracanã
Há 9 horas
Fora de Campo
Fluminense x Vasco: IA aponta quem avança na Copa do Brasil
Há 18 horasMais LANCE!

Fluminense aguarda nova proposta pela SAF, diz Montenegro

Hércules, do Fluminense, atrai interesse do Zenit, da Rússia

Classificados nas oitavas de final da Copa do Brasil faturam alta premiação

Fluminense x Vasco: onde assistir e prováveis escalações do jogo pela Copa do Brasil

Copa do Brasil bate recorde negativo de gols na ida das oitavas de final

Ex-Fluminense dispara sobre Zubeldía: 'Não tenho simpatia'

Quem avança para as quartas de final da Copa do Brasil? Vote

Escassez de gols vira preocupação no Fluminense de Zubeldía

Vasco x Fluminense lidera audiência na Copa do Brasil

Fluminense x Vasco vai ter arbitragem de Copa do Mundo

Análise tática do Guffo: os destaques da ida das oitavas da Copa do Brasil

Números mostram como o Fluminense utiliza menos a base com Zubeldía

Fluminense recupera Jemmes, mas segue sem Thiago Silva e Freytes contra o Vasco



