Camisa do Fluminense: veja origem das cores e evolução
Veja tudo sobre as origens e histórias da camisa do Fluminense
A camisa do Fluminense foi sempre muito tradicional no futebol brasileiro, com as tradicionais cores tricolores do uniforme. Mas você sabe toda a história da camisa do clube? Quando o uniforme passou a usar as três cores que hoje não saem mais das arquibancadas do Maracanã? O Lance! conta tudo para você logo abaixo.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A Origem da Camisa do Fluminense
Com a fundação do clube, em 1902, Oscar Cox, uma das grandes figuras históricas do time do Fluminense, idealizou um uniforme branco e cinza para a equipe.
Os melhores produtos para tricolores fanáticos ❤️💚
Quem é guerreiro de verdade não vai deixar as melhroes ofertas passarem!
Camisa Oficial Fluminense I 24/25 - Masculina
Capinha para celular Fluminense - GoCase
Copo Térmico Cerveja + Ebook - Fluminense - Pai Torcedor
Camisa Fluminense Braziline Prank
Camisa Retrô Fluminense Parreira 1984
Garrafa Térmica Fresh + Ebook - Fluminense Uniforme 2 2023
Camisa Fluminense Braziline Epoch
A viagem de Londres que mudou a camisa
Porém, em uma passagem por Londres, na procura de outros materiais para confeccionar os uniformes, que eram de difícil acesso nas cores estabelecidas por Cox, o cartola achou a camisa de três cores, sugerindo então as cores atuais da camisa do Fluminense.
Assim, em uma reunião no dia 15 de julho de 1904, portanto, dois anos após a fundação do Tricolor das Laranjeiras, o assunto foi levado à pauta no clube e a camisa do Fluminense passou a ser das três cores que conhecemos hoje: grená, verde e branco.
O uniforme do clube pouco sofreu mudanças desde então, mantendo sempre as cores, mudando só o seu design ao longo do tempo. No entanto, existe uma história interessante, também no começo do século XX, sobre as listras da camisa tricolor.
O pioneirismo no uso das listras diagonais
O uso de faixas em diagonal nos uniformes de times de futebol foi feito pela primeira vez pela equipe do Fluminense, e não pelo Vasco, como é comumente pensado. Isso porque o Vasco implementou apenas na sua equipe do remo este tipo de design. O Fluminense fez isso em sua camisa pela primeira vez em 1906, pela tendência da camisa tricolor de se desbotar. Então, o uniforme passou a ser inteiramente branco, com listrar grenás e verde em diagonal.
Um ponto interessante é que as listras não eram nem bordadas e nem estampadas, mas eram vestidas pelos jogadores do clube, como faixas de campeão.