Flamengo com a cara de Leonardo Jardim: compactação e variação na marcação marcam título
Treinador destaca estratégia para bater o Fluminense
A trajetória de Leonardo Jardim no Flamengo começou da melhor forma possível: com título. Em sua estreia, o técnico português comandou o Rubro-Negro na decisão contra o Fluminense, que sacramentou a conquista do Campeonato Carioca. Apesar do pouco tempo de trabalho, já foi possível analisar um pouco da "cara de Jardim" nesta equipe, principalmente pelo aspecto defensivo.
Um dos principais problemas do Flamengo comandado por Filipe Luís, demitido após o jogo de volta da semifinal, foi o sistema defensivo, que perdeu a solidez apresentada em 2025. Mesmo com poucos dias de trabalho, Leonardo Jardim conseguiu corrigir algumas falhas do Rubro-Negro e impor dificuldades ao Fluminense.
Uma das principais estratégias adotadas por Leonardo Jardim foi variar a altura dos blocos de marcação do Flamengo, com o objetivo de neutralizar as transições ofensivas do adversário, que vinham sendo uma das principais armas do Fluminense.
- Em relação à defesa, o mais importante é ganhar, mas gostamos de ter um a equipe equilibrada. Na análise dos últimos jogos verifiquei algumas transições em que eles fizeram gols e situações de perigo, hoje conseguimos ser mais compactos, só criaram uma. Temos muito a progredir como equipe - analisou Leonardo Jardim, técnico do Flamengo.

- Com relação a isso, foi uma coisa que trabalhamos porque analisamos que o Fluminense conseguia fazer transições perigosas contra nós. Nós expusemos nossos laterais, fizemos uma construção a três. Foi essa a nossa estratégia, trabalhamos isso com os jogadores - completou o técnico do Rubro-Negro.
Leonardo Jardim cobrou atenção aos jogadores do Flamengo pela compactação
Leonardo Jardim teve atuação bastante ativa à beira do campo durante a final. Um dos pontos mais cobrados pelo treinador foi a compactação da equipe. A reportagem do Lance!, presente na cobertura do FlaxFlu no Maracanã, observou que, em pelo menos quatro momentos da partida, o técnico português pediu aos atacantes que reduzissem a distância em relação aos meio-campistas no momento da marcação. A intenção era manter o time mais compacto e dificultar a circulação de bola do Fluminense.
Para Jardim corrigir: Flamengo encontrou dificuldade nas jogadas em velocidade
Se o sistema defensivo funcionou na estreia de Leonardo Jardim, o setor ofensivo ainda deixou a desejar. Com Carrascal e Samuel Lino atuando pelos lados, o Flamengo encontrou dificuldades para transformar recuperações de bola em ataques perigosos. A equipe falhou em diversas tentativas de chegar ao último terço do campo, resultando, até mesmo, em vaias aos jogadores. Pelo corredor central, especialmente nas jogadas de contra-ataque, faltou velocidade e precisão para ameaçar o adversário.
Mesmo diante deste cenário, o Leonardo Jardim demonstrou confiança no elenco do Flamengo e acredita que o momento de instabilidade está ligado à falta de confiança dos jogadores.
- Eu acredito nesses jogadores, temos jogadores que são rápidos. Os jogadores, com esse momento, perderam um pouco de confiança, Vamos retomar isso para termos uma equipe competitiva e organizada - analisou Jardim, do Flamengo.
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
➡️ Aposte nos próximos jogos do Flamengo!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
Flamengo de Jardim sem 11 titulares
Uma escolha importante do treinador para a decisão foi deixar Paquetá no banco. Após o título, Jardim afirmou que não pretende adotar um time titular. A ideia do treinador é gerir o elenco e variar os jogadores de acordo com o momento físico e as necessidades de cada partida.
- Sinceramente não acredito em 11, é um grupo de trabalho. Quero uma equipe competitiva, fresca, que consiga defender e atacar bem. Sei que os fãs gostam de um time com 11, mas isso não é possível a temporada toda. Temos o Paquetá, o Everton, o Danilo, o Royal e o Ayrton... Temos várias funções. Não há outra forma de conseguir esse tipo de situação. Temos alguns jogadores experiente a nível nacional e internacional, mas eles não vão jogar sempre porque o risco de lesão é muito grande - afirmou.
Para acompanhar as notícias do Flamengo, acompanhe o Lance! Todas as informações e acontecimentos atualizados em tempo real.

Futebol Internacional
Dirigente do River Plate explica contratação de Almada e cita diferença para Flamengo
Há 2 horas
Fora de Campo
Possível destino de Cebolinha, do Flamengo, repercute: 'Coisa séria'
Há 4 horas
Santos
Santos encaminha contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo
Há 6 horas
Flamengo
Flamengo vs concorrentes: compare o desempenho dos 'melhores clubes do mundo'
Há 8 horas
Futebol Nacional
Janela de transferências no Brasil se aproxima do fim; saiba todos os detalhes
Há 11 horas
Flamengo
Flamengo é finalista do prêmio de Clube do Ano da Bola de Ouro 2026
Há 13 horasMais LANCE!

Os números explicam: como Léo Pereira alcançou outro patamar na história do Flamengo

River provoca Flamengo com vídeo de Almada e enlouquece torcedores: 'O único'

Flamengo libera Cebolinha para tratar assuntos pessoais, e saída ganha força

Plata se reapresenta e treina com o Flamengo antes de viagem pela Libertadores

Samuel Lino e Pedro, do Flamengo, estão na pré-lista de convocação da Seleção

Lino celebra vitória do Flamengo, encerra polêmica com Arrascaeta e fala sobre Seleção

Flamengo dispara, abre vantagem sobre o Palmeiras e vira favorito ao título do Brasileirão; veja os números

PC Oliveira aponta erros de arbitragem em jogos do Brasileirão

Ayrton Lucas celebra desempenho em maratona de jogos pelo Flamengo

Decisão de Jardim mantém futuro de Cebolinha no Flamengo em aberto

Torcedores do Palmeiras se revoltam com liderança do Flamengo: 'Tenebrosa'

Leonardo Jardim exalta torcida do Flamengo e comenta jejum de Pedro

Defesa em Remo x Flamengo assusta internautas: 'Vai me assombrar'



