Flamengo x Sporting Cristal - Libertadores

Flamengo venceu o Sporting Cristal por 2 a 1 no Maracanã (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Lazlo Dalfovo
24/05/2022
23:31
Rio de Janeiro (RJ)

Foi com emoção. Já classificado às oitavas de final da Libertadores, o Flamengo venceu o Sporting Cristal por 2 a 1, com gols contra (Madrid) e de Pedro, nesta terça-feira. No dos peruanos, já nos minutos finais, Hugo falhou e voltou a ser vaiado, assim como o time ao fim do jogo válido pela sexta - e última - rodada pelo Grupo H, no qual o Rubro-Negro encerrou com 16 pontos e na liderança.

PÉS DESCALIBRADOS 

O Flamengo apostou num time de mobilidade, com Gabi flutuando por trás de Pedro. Lázaro e Marinho também tiveram liberdade para dar profundidade e gerar superioridade no ataque. Com menos de 15 minutos, duas chegadas de pé em pé: Marinho e Gabi isolaram os chutes já dentro da área.

Aliás, rolou chance do outro lado: o Sporting Cristal conseguiu entrar na defesa rubro-negra com certa facilidade. Isla pecou na movimentação, Loyola recebeu de Yotún (aquele mesmo, ex-Vasco e destaque na seleção peruana), invadiu a área já sem marcador, mas errou o chute e mandou para o lado posterior da rede.

GOL DO FLA (CONTRA)... E VAIAS

Passado o susto, o Flamengo voltou a circular a bola no meio e, dali, David Luiz acertou um lançamento para Isla. O chileno se viu frente a frente com o goleiro, porém optou em rolar a bola, que encontrou a rede após desvio da zaga. O destino inicial era o pé de Gabi. O gol foi dado contra, para Madrid.

O Sporting Cristal voltou a incomodar antes do intervalo, em bola por Yotún alçada para a área. Gonzáles desviou para longe, já na pequena área e nas costas da defesa. Os cerca de 40 mil torcedores vaiaram, ainda que timidamente, o time do Fla após o fim da etapa inicial. 

Flamengo x Sporting Cristal
Pedro deixou a sua marca no jogo (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

ARTILHARIA AÉREA 

O Sporting Cristal passou perto de empatar em alguns lances no segundo tempo. Mas o Flamengo soube se aproveitar das jogadas aéreas para ampliar o marcador. Paulo Sousa fez três alterações ao mesmo tempo. Um dos acionados, Andreas Pereira cobrou uma falta na cabeça de Pedro, que marcou na casa dos 28 minutos. O Rubro-Negro, que chegou a ver Lázaro desperdiçar duas boas chances, vinha demonstrando fragilidade defensa. 

HUGO VOLTA A FALHAR... GOL DO DESCONTO

Por falar em fragilidade, a emocional de Hugo Souza pesou. O goleiro voltou a falhar depois que Christofer Gonzáles fez um salseiro pelo lado esquerdo do ataque e, ao cortar para dentro, em chute sem tanta força, venceu Neneca, que furou na tentativa de espalmar a bola. E toma-lhe vaia para o camisa 45, além de drama nos minutos derradeiros, e para o time, que, mesmo sem brilhar, atualmente possui a segunda melhor campanha na fase de grupos. 

O próximo jogo do Flamengo será pelo Brasileirão, mais precisamente pela oitava rodada, contra o Fluminense, às 18h. O palco será novamente o Maracanã. 

> Veja a classificação da Libertadores

FICHA-TÉNICA
Flamengo 2 x 1 Sporting Cristal - 6ª rodada do Grupo H da Libertadores
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Horário: 24/5/2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
Auxiliares: Carlos Lopez (VEN) e Jackson Diaz (VEN)
Público/renda: 34.840 pagantes / 38.100 presentes/ R$ 1.631.156,00
Gramado: ótimo
Cartões amarelos:
 João Gomes (FLA) / Távara, Yotún (SPC)
Cartões vermelhos: -

GOLS: Madrid (contra), 29'/1ºT (1-0); Pedro, 28'/2ºT (2-0); Christofer Gonzáles, 41'/2ºT (2-1)

FLAMENGO (Técnico: Paulo Sousa)
Hugo Souza; Isla (Rodinei, 23'/2ºT), Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas; João Gomes (Andreas Pereira, 23'/2ºT) e Thiago Maia (Diego Ribas, 36'/2ºT); Lázaro (Victor Hugo, 32'/2ºT), Marinho (Bruno Henrique, 23'/2ºT), Gabigol e Pedro.

SPORTING CRISTAL (Técnico: Roberto Mosquera)
Duarte; Merlo, Madrid, Chaves e Lora; Gonzáles, Távara (Castillo, intervalo), e Calcaterra (Leandro Sosa, 34'/2ºT); Yotun, Loyola e Ávila (Grimaldo, 34'/2ºT).