ANÁLISE: Jardim encontra solução, e Samuel Lino brilha no Flamengo em meio a desfalques
Em nova posição, atacante comanda a equipe em vitória sobre o Coritiba
Carregando conteúdo exclusivo...
A solução para os problemas do Flamengo diante do Coritiba teve nome e sobrenome: Samuel Lino. Atuando em nova função por conta dos desfalques rubro-negros, o atacante brilhou na vitória por 3 a 0 e saiu de campo ovacionado no Maracanã no sábado (30), em duelo válido pela 18ª rodada do Brasileirão.
➡️ Flamengo confirma intertemporada na Europa
O Rubro-Negro não contou com nove jogadores no jogo contra o Coxa Branca, todos servindo suas seleções em preparação para a Copa do Mundo: Alex Sandro, Danilo, Léo Pereira e Lucas Paquetá (Brasil); De Arrascaeta, De la Cruz e Varela (Uruguai); Gonzalo Plata (Equador) e Jorge Carrascal (Colômbia).
Apesar do número alto de ausências, a solução para a defesa era simples, já que o grupo tinha substitutos em cada posição. A grande dúvida antes da partida, contudo, era no meio-campo. Sem Arrascaeta, De la Cruz, Carrascal e Paquetá, o Flamengo não tinha nenhum armador de ofício para atuar mais avançado.
Com mais espaço para jogar após a expulsão de Pedro Rocha, Lino brilhou ainda mais, sobretudo na segunda etapa. Com movimentação constante, ele apareceu também na esquerda para resolver a partida. Aos 15 minutos, cruzou rasteiro para Pedro só empurrar para o gol. Já aos 25', cortou para o meio e bateu da quina da área, contando com desvio no defensor para encobrir o goleiro e fazer o terceiro do Mais Querido. Minutos depois, o camisa 16 foi substituído e ovacionado pelos torcedores presentes no Maracanã.

Na entrevista coletiva após a vitória sobre o Coritiba, Leonardo Jardim exaltou a atuação de Samuel Lino. O português "agradeceu" ao jogador pelos gols, que ajudaram a provar que a escolha de escalá-lo como meia-armador foi acertada.
— Foi um jogo completamente dominado pelo Flamengo. No 11 contra 11, o Coritiba já tinha dificuldade, até na transição, algo que eles dominam. Neutralizamos o Josué, que faz os lançamentos da equipe. Fizemos o nosso jogo, jogo da passe, de movimentações. Samuel Lino foi quase um segundo atacante, ele tem essas características. Agradeço a ele pelos dois gols, foi uma mensagem positiva. Se não os fizesse, podiam falar que eu inventei (risos).
➡️ Tudo sobre o Mengão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Flamengo
Samuel Lino dá volta por cima e é destaque na temporada
O duelo com o Coritiba não foi a única boa atuação de Samuel Lino na temporada. O camisa 16 é um dos destaques do Flamengo no ano e lidera a equipe em assistências, com nove passes para gol em 32 partidas.
Ainda hoje, contudo, Lino não é unanimidade entre os torcedores rubro-negros. Contratado por 22 milhões de euros (cerca de R$ 143 milhões) — à época a maior compra da história do clube —, o atacante teve uma primeira temporada sem tanto brilho, disputando posição com Everton Cebolinha.
Em 2026, porém, o cenário é diferente. Com boas atuações e números consistentes, o ponta-esquerda assumiu a titularidade sob o comando de Leonardo Jardim e se firmou como peça importante no setor ofensivo.


Fora de Campo
Torcedores de Flamengo e Cruzeiro reagem à fala de Kaio Jorge: 'Deixou claro'
Há 2 horas
Fora de Campo
Ídolo do Botafogo é sincero sobre ida ao Flamengo: 'Diferente'
Há 2 horas
Futebol Internacional
Ex-Flamengo, Ryan Roberto marca pelo Shakhtar e celebra fase
Há 5 horas
Futebol Feminino
O que está em jogo nas voltas das quartas de final da Copa do Brasil Feminina?
Há 6 horas
Fora de Campo
PC Oliveira dá veredito sobre possível expulsão em Bahia x Flamengo
Há 6 horas
Brasileirão Série A
Flamengo ou Palmeiras? Veja as chances de título do Brasileirão após 31ª rodada
Há 10 horasMais LANCE!

Rogério Ceni aponta erro de arbitragem em Bahia x Flamengo

ANÁLISE: Flamengo reage e dá resposta ao Palmeiras na briga pelo título do Brasileirão

OPINIÃO: Pedro precisa dar resposta ao Flamengo no momento mais decisivo da temporada

Morre o cantor e compositor Benito Di Paula, torcedor do Flamengo e do Bangu

Em meio à pressão, Rossi fala sobre futuro no Flamengo: 'Meu desejo é ficar'

Brasileirão: veja os resultados deste domingo, pela 31ª rodada

Jardim explica ineficácia do Flamengo nas finalizações: 'Demérito nosso'

Lucas Paquetá celebra liderança do Flamengo e projeta decisão na Libertadores

Gol perdido em Flamengo x Bahia choca torcida: 'Inacreditável'

Com Jorginho e mudanças, Jardim define escalação do Flamengo para enfrentar o Bahia

Flamengo atropela Bahia por 3 a 0 e reassume a liderança do Brasileirão

Flamengo aposta em força fora de casa na disputa pelo título com o Palmeiras

Ex-Flamengo comenta sobre futuro no Real Madrid: 'Por que não?'
