menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Torcida do Corinthians cobra afastamento de ex-presidentes

Ação é um pedido do Ministério Público de São Paulo (MP-SP)

Coletiva Andrés Sanchez
imagem cameraAndrés Sanchez é um dos investigados pelo MP-SP (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
e741b9d9-9fbf-410a-a7aa-7930840d0c70_WhatsApp-Image-2025-03-17-at-12.00.50-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Guilherme Lesnok
São Paulo (SP)
fe4a4413-7df6-4f4d-8be7-876c6484bfa3_WhatsApp-Image-2025-03-11-at-13.03.44-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 03/09/2025
12:49
Atualizado há 2 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

A Gaviões da Fiel, maior torcida organizada do Corinthians, divulgou uma nota manifestando apoio ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e solicitando o afastamento dos ex-presidentes Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo do Conselho Deliberativo do clube paulista.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

O órgão investiga o uso de cartões corporativos do clube entre 2018 e 2025, além de possíveis irregularidades nas prestações de contas. A solicitação foi feita pelo promotor Cássio Roberto Conserino ao Departamento de Inquéritos Policiais do Tribunal de Justiça de São Paulo.

— Solicitamos que os departamentos responsáveis do SCCP atendam prontamente à recomendação do Ministério Público, entregando todos os documentos exigidos, e deliberem pelo afastamento imediato dos citados ex-presidentes. É hora de colocar os interesses do Corinthians acima de conveniências políticas — disse em nota.

continua após a publicidade

A nota da organizada reforça ainda mais a pressão ao Conselho Deliberativo do Corinthians, que é presidido por Romeu Tuma Júnior. O pedido se ampara na Lei Geral do Esporte, e em trechos da antiga Lei Pelé, que prevê uma década de inelegibilidade para dirigentes envolvidos em gestões fraudulentas ou temerárias.

— A Fiel Torcida está se mobilizando e compreende a gravidade das ações que feriram a instituição. Saber que as autoridades estão atuando para responsabilizar quem prejudicou o clube e o deixou em situação financeira caótica é motivo de reconhecimento e apoio. Se houver punição exemplar, iniciaremos uma nova era no Corinthians, livre daqueles que se beneficiam da nossa história — completou a Torcida Organizada.

continua após a publicidade

Os ex-presidentes ocupam cargos nos órgãos citados do Corinthians. Augusto Melo é uma exceção, pois perdeu os direitos políticos após a aprovação de seu impeachment, mas foi incluído no caso por precaução.

Ex-presidentes do Corinthians são investigados (Foto: Divulgação / Corinthians)
Ex-presidentes do Corinthians são investigados (Foto: Divulgação / Corinthians)

Veja abaixo a nota completa:

O Gaviões da Fiel Torcida manifesta apoio à ação judicial que solicita o afastamento dos ex-presidentes Andrés Sanchez, Duilio Monteiro Alves e Augusto Melo do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista. Essa medida é fundamental para assegurar transparência e integridade nas investigações que envolvem denúncias de má gestão e uso indevido dos recursos do clube.

As apurações apontam uso irregular de cartões corporativos, com mais de 170 compras que ultrapassam R$ 86 mil em despesas pessoais, sem qualquer vínculo com atividades do Corinthians. Há indícios de crimes como apropriação indébita, estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Some-se a isso o desaparecimento de documentos financeiros, o que compromete a reconstrução da verdade e dificulta o trabalho investigativo.

A permanência desses ex-dirigentes em cargos de influência representa grave conflito de interesses e ameaça direta às apurações, uma vez que ainda exercem poder de voto e articulação política dentro do clube.

Solicitamos que os departamentos responsáveis do SCCP atendam prontamente à recomendação do Ministério Público, entregando todos os documentos exigidos, e deliberem pelo afastamento imediato dos citados ex-presidentes. É hora de colocar os interesses do Corinthians acima de conveniências políticas.

A Fiel Torcida está se mobilizando e compreende a gravidade das ações que feriram a instituição. Saber que as autoridades estão atuando para responsabilizar quem prejudicou o clube e o deixou em situação financeira caótica é motivo de reconhecimento e apoio.

Se houver punição exemplar, iniciaremos uma nova era no Corinthians, livre daqueles que se beneficiam da nossa história.

Seguiremos vigilantes e atuantes, como sempre estivemos, pela defesa de um Corinthians justo, transparente e fiel às suas origens.

A Diretoria
Gaviões da Fiel Torcida

  • Matéria
  • Mais Notícias