menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

SAF no Corinthians? Presidente do Conselho explica mudanças no estatuto

Dirigente aborda proposta de reforma e comenta possíveis impactos administrativos e estruturais no clube

e741b9d9-9fbf-410a-a7aa-7930840d0c70_WhatsApp-Image-2025-03-17-at-12.00.50-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Guilherme Lesnok
São Paulo (SP)
Dia 27/10/2025
16:28
Atualizado há 4 minutos
Romeu Tuma Júnior se desculpou com torcedores (Foto: Guilherme Amaro)
imagem cameraRomeu Tuma, presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians (Foto: Guilherme Amaro)

  • Matéria
  • Mais Notícias

O presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians, Romeu Tuma Júnior, concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (27), na sede social do clube, no Parque São Jorge, para falar sobre o projeto de reforma do estatuto. O principal tema abordado foi a possibilidade de transformação em SAF.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

De acordo com o que o próprio clube divulgou, o novo modelo permitiria a transformação do departamento de futebol em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), mas com limites bem definidos para preservar o controle do clube.

A ideia é que o Parque São Jorge mantenha, no mínimo, 51% das ações, garantindo que o futebol continue sob a gestão do clube social e que não haja perda de identidade, história e participação política dos associados.

continua após a publicidade

— Existem vários modelos de SAF, acompanho isso desde que passou pelo congresso, eu me interesso por isso. Existe um modelo muito interessante que é a SAF da própria associação, o Corinthians pode ter a sua própria SAF. Tem uma legislação que vai entrar em vigor em 2027 que diz que as associações terão que pagar 80, 100 mi de imposto, não sei se vamos conseguir, então temos que estudar caminhos — disse Romeu.

Antes de apresentar sua visão sobre a proposta de reforma do estatuto, Romeu Tuma Júnior contextualizou a origem da ideia e ressaltou o histórico de iniciativas do seu grupo dentro do Conselho Deliberativo

continua após a publicidade

— Nesse documento, eu previ que a Comissão poderia usar tudo que foi apresentado pelos conselheiros, sócios, naquelas reformas que não foram levadas até o final, até para contemplar o princípio da democracia, ouvindo mais gente. Coincidentemente, essa proposta é de minha autoria, apresentada pelo grupo dos Vitalícios, em 2017. Em um momento que nem se falava de SAF — comenta.

O texto afirma que o CORI (Conselho de Orientação) precisa dar aval para a aprovação da SAF. Romeu explicou se o Conselho passou a ter caráter deliberativo ou se sua manifestação continua sendo apenas uma recomendação.

— Em relação ao CORI, ele não é vinculante. O parecer do CORI é indicativo, e dois terços do Conselho são de presentes na reunião. Dos associados, salvo engano, são os presentes na Assembleia Geral. Salvo engano são dois terços dos votantes. Existe uma previsão ainda de emenda de plenário, que pode ser usada para alguns ajustes, propostas de última hora que sejam de acordo geral, erros que podem ter surgido, como de português. Ajustes necessários, relevantes, podem ser feitos no plenário. Está previsto no regimento da reforma estatutária, não é nenhuma invenção — completa.

Votação do impeachment de Augusto Melo acontece no Parque São Jorge, sede do Corinthians (Foto: Ulisses Lopresti/ Lance!)
Parque São Jorge, sede do Corinthians (Foto: Ulisses Lopresti/ Lance!)

Veja abaixo trechos do documento sobre a possibilidade de SAF no Corinthians

O Conselho Deliberativo deve analisar, em meados de novembro, o anteprojeto de reforma do estatuto, que conta com 89 páginas. A expectativa é de que a Assembleia Geral, onde os associados poderão registrar seus votos, aconteça em dezembro.

— A transformação do Clube, bem como a cisão do departamento de futebol para constituição de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), somente poderão ser aprovadas por deliberação da Assembleia Geral, especialmente convocada para esse fim, mediante o voto favorável de, no mínimo, 2/3 (dois terços) dos associados com direito a voto, após manifestação prévia e favorável do Cori (Conselho de Orientação) e do CD (Conselho Deliberativo).

— Em qualquer hipótese, é vedada a aquisição do controle majoritário da SAF por investidores externos, de modo a assegurar que a gestão e o controle institucional permaneçam sob responsabilidade dos associados, preservando-se a identidade, a tradição e a história do Sport Club Corinthians Paulista.

  • Matéria
  • Mais Notícias