Qual é a maior goleada da história do Corinthians?

A maior goleada do clube Alvinegro foi em 1920

Corinthians-logo-aspect-ratio-512-320
Escudo do Corinthians (Foto: Reprodução)

Escrito por

Em 11 de julho de 1920, o Corinthians superou o Santos por 11 a 0, impondo a maior goleada da história do Clássico Alvinegro e do clube. O placar ainda poderia ter sido maior, tendo em vista que o jogo nem chegou ao fim. 

+Fortaleza encerra sequência invicta de Mano Menezes em estreias pelo Corinthians

Tudo aconteceu no primeiro turno do Campeonato Paulista daquele ano. Jogando na Vila Belmiro, o Santos não soube aproveitar o fator casa e foi dominado. Aos 21 minutos do segundo tempo, o árbitro Eduardo Taurisano teve que encerrar a partida por falta de atletas adversários. Afinal, cinco jogadores santistas foram expulsos por enfrentarem a arbitragem.

O Timão começou o duelo com muita vontade e determinação. Assim, logo abriu o placar. O primeiro tempo terminou com um resultado já elástico. Os clubes foram para o vestiário com a vitória parcial de 5 a 0 para o Corinthians. Na segunda etapa, os visitantes continuaram a atacar. Sem chances de reação, o Santos começou a forçar expulsões.

+Garanta a sua vaga no curso que formou craques como Pet, Dante e Léo Moura! Cupom: LANCE1000

Os dez primeiros gols foram de Basílio, Bororó, Amílcar, Neco (três gols) e Gambarotta (quatro gols). O último, porém, foi de um santista. O detalhe é que Ary Patusca balançou as redes propositalmente, como forma de protesto, e não escondeu isso. Desse modo, o árbitro teve que o expulsar por atitude antidesportiva e encerrar o confronto antes do esperado.

O Corinthians, que nada tinha a ver com a confusão, comemorou muito aquela goleada, que até hoje se mantém como a maior da história do Clássico Alvinegro. Depois disso, o Santos abandonou o torneio e o Corinthians ficou em terceiro lugar na tabela ao final da competição.

ESCALAÇÃO DO CORINTHIANS NESSE JOGO: Colombo; Nando e Gano; Garcia, Amílcar e Ciasca; Américo, Neco, Bororó, Gambarotta e Basílio. Técnico/Capitão: Amílcar Barbuy

Estagiário sob supervisão de Vinícius Perazzini*

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter